quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

MIÚDOS A VOTOS Um texto do Marco Xavier

O que são livros? Serão apenas pedaços de papel que alguém, devido a fatores interiores ou exteriores, teve necessidade de preencher com palavras para sua própria realização ou satisfação pessoal ou criações com origem no puro acaso, sem qualquer tipo de fundamento?
Talvez a escrita tivesse sido um modo de os escritores se refugiarem do mundo real. Ou uma maneira de partilha de ideias, de pensamentos, de conhecimentos.
A verdade é que conseguiram criar mundos fantásticos e personagens com histórias espetaculares, recorrendo quer a factos reais, quer à sua imaginação ou à inspiração derivada do contacto com os diversos grupos em que se inserem e com pessoas que marcaram significativamente as suas vidas.
Quem se lembraria de pôr um gato a ensinar uma gaivota a voar ou de imaginar a história de um rapaz e do seu percurso académico numa escola de feitiçaria e de todas as aventuras que se desenrolaram em seu redor? Ou a vida de um agente secreto adolescente?
Ou de relatar acontecimentos ocorridos numa guerra marcada pelo genocídio?
O que distingue a leitura da visualização de filme é a interpretação que destas resulta. Enquanto que o filme dá uma visão mais objetiva, o livro permite o uso da imaginação para perceber o que nele se trata.
O livro que mais gostei de ler foi «A História da Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar». E tu? Qual foi do que gostaste mais de ler?
Marco Xavier (12º B)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.