segunda-feira, 11 de setembro de 2017

NA QUINTA-FEIRA INAUGURAÇÃO DA ASSOC. ESTUDANTES António Pereira, o Presidente da AE, explica o que vai mudar

Na próxima quinta-feira, dia 14, pelas 15 horas, terá lugar a inauguração da Associação de Estudantes no Salão da ESAAG. O Presidente da AE, António Pereira, explica-nos o que muda a partir de agora.
No dia 14 está prevista a inauguração da sede da AE. Porquê uma cerimónia de inauguração 6 anos depois da abertura da sala?
Quando se lê o convite em si não se lê "Inauguração da sede da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque" mas sim "Inauguração Oficial da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque" e passo a explicar o porquê: a Associação existe há muitos anos mas só era reconhecida pela Direção do Agrupamento fazendo com que não estivesse no uso pleno dos seus direitos e nós realizamos esta cerimónia para celebrar a oficialização da Associação após a escritura pública desta, após o reconhecimento da Associação pelo Ministério da Educação, no uso pleno dos seus direitos. Por isso a cerimónia em si, para celebrar o verdadeiro início da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.
De que modo esta mudança vai permitir melhorar o trabalho da AE?
Bom, esta mudança é o virar da página para a AE. E aqui se começa tudo. Com a oficialização da AE temos direito a financiamento do Estado, do IPDJ e da Câmara Municipal da Guarda. Agora todas as entidades nos reconhecem como Associação. Quando requisitamos serviços à Câmara, por exemplo, é necessário ir um NIF associado a esse serviço, que agora a AE já tem. A AE pode agora ser muito mais dinâmica e muito mais ativa tanto na Política Educativa, pois vai ter outra voz, como em si na sua atividade pois o orçamento vai ser bem diferente!
Embora não se trate da inauguração de instalações, elas são satisfatórias para os fins que achais adequados a uma AE?
Sim, acho que a AE tem uma boa sede. Há algumas bem piores e portanto não me posso queixar. É uma sala onde a "transparência" predomina e onde o convívio é algo permanente. É óbvio que podia levar algumas alterações. Como por exemplo as janelas para o jardim exterior, que são um grande incómodo no Verão e Primavera pois o sol bate lá e a sala fica extremamente quente e nós não temos como combater isso pois não temos cortinas. Também poderiamos necessitar de equipamento novo como um armário com fechadura, um computador e um ecrã novo. Se o sofá fosse trocado, também não me iria queixar mas isso vai ser possível através de programas de financiamento a que agora a AE se pode candidatar.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.