terça-feira, 15 de maio de 2018

AÇÃO DE DISSEMINAÇÃO FOI HOJE Professores debateram sistema islandês

        



        A ação de disseminação da visita à Islândia pelo grupo de professores do Erasmus+ decorreu hoje às 17 horas no Grande Auditório da ESAAG. O grupo de 7 professores fez o relato abreviado da estadia no passado mês de abril na Islândia, país com cerca de 300.000 habitantes, dos quais um quarto na capital. O grupo visitou três escolas em Reykjavik, uma até aos 16 anos, outra entre 16 e 20 anos e outra de ensino especial. 

      Como pontos positivos focados na conversa, os professores salientaram no sistema educativo islandês a maior liberdade de escolha do currículo à volta de um núcleo central comum; um financiamento da educação muito significativo se o compararmos com o nosso sistema educativo; a separação dos alunos de Necessidades Educativas Especiais em escolas especializadas; um rácio professor-aluno muito favorável que no caso do ensino especial chega a ser de 1 para 1; um horário escolar mais reduzido e com pausas mais curtas de forma a libertar os alunos a meio da tarde, fazendo a generalidade dos alunos as refeições na escola; didática sem trabalhos de casa; domínio muito significativo pelos alunos e pela população em geral da língua inglesa, como uma espécie de língua segunda na Islândia; uma metodologia de trabalho de projeto que é privilegiada relativamente à aula expositiva.
        No final da sessão a equipa que visitou a Islândia lançou 3 propostas de forma a construir no(s) próximo(s) ano(s) no AEAAG uma experiência-piloto que possa garantir uma aprendizagem mais eficaz e agradável por parte dos alunos. As propostas, que serão especificadas pela equipa e apreciadas pela Direção do AEAAG, são as seguintes: ensino bilingue com trabalho em língua inglesa em diversas disciplinas de diversas áreas; organização dos tempos escolares com maior concentração e dois intervalos de 20 e 30 minutos respetivamente para lanche e almoço de forma a concluir mais cedo as atividades escolares; funcionamento do currículo em trabalho de projeto ligando em certos conteúdos disciplinas diferentes, conseguindo 5 tempos de 90 minutos em "team working". Depois de formalizada a proposta, caberá à Direção do Agrupamento e a outras entidades verificar da adequação deste "desenho" ao quadro legal. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.