sábado, 26 de maio de 2018

LEITURAS NO EPG Luís Oliveira leu A Arca Perdida da Aliança


A Arca Perdida da Aliança é um livro escrito pelo professor universitário londrino Tudor Parfitt. O trabalho da sua vida tem sido encontrar as tribos perdidas de Israel em África e na Ásia.
O livro descreve a sua persistência na descoberta da arca desaparecida do templo de Salomão, em Jerusalém, há mais de 2500 anos. Começou por se juntar à tribo Lemba do Zimbabwe, na África Meridional e tomou nota dos relatos dos anciãos. Estas narrativas apresentavam, contudo, algumas limitações devido às tradições e rituais da tribo, pois as suas crenças não lhes permitiam que contassem tudo.
 Esta busca conduziu-o a vários sítios, onde contactou com várias pessoas, tribos, monumentos e artefactos que vieram a contribuir para a descoberta da arca.
Porém, foi Evaristo a pessoa mais importante para a descoberta da arca.
Evaristo era uma espécie de guia turístico e, depois de muita procura por solos africanos, chegou aos armazéns de museus que foram destruídos aquando da luta pela independência. A arca ali estava, feita de madeira muito resistente, mas toda empoeirada. Tudor Parfitt encontrou a Arca da Aliança, mas as suas expedições vão continuar. No final do livro diz: “Agora posso fazer outra coisa. Talvez uma viagem à América Latina”. O objetivo é, certamente, provocar curiosidade sobre o que irá fazer a seguir.
É um livro interessante, com imagens das tribos africanas, dos seus trajes tradicionais e da Arca da Aliança.                           Luís Oliveira, EFA B3 A1 (Estab. Prisional Guarda)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.