sexta-feira, 3 de agosto de 2018

CURRÍCULO NOVO (3) Cidadania e Desenvolvimento presente em todo o currículo



Cada escola, no âmbito da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, decide como deve desenvolver a componente de Cidadania e Desenvolvimento. Cada escola ou agrupamento define a sua estratégia de educação para a cidadania, definindo domínios, temas e aprendizagens em cada ano; determinando como organiza o trabalho; decidindo que projetos leva os alunos a desenvolver, que parcerias se devem estabelecer, como deve avaliar a aprendizagem dos alunos; autoavaliando a sua estratégia.
No 1º ciclo, a componente de Cidadania e Desenvolvimento aparece como área de natureza transversal e sem disciplina própria. No 2º e 3º ciclos a componente de Cidadania e Desenvolvimento aparece como disciplina. No Ensino Secundário a Cidadania e Desenvolvimento pode adotar a forma de disciplina autónoma, ser dada em coadjuvação no âmbito de uma outra disciplina; funcionar em justaposição com outra disciplina; ser abordada sob a coordenação de um professor da turma ou um grupo de alunos. Nos 3 primeiros casos será feito a partir dos 25% da carga horária que a escola gere.

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