sábado, 4 de agosto de 2018

CURRÍCULO NOVO (4) Como é que cada escola pode fazer opções curriculares?



Que hipóteses tem cada escola para fazer opções curriculares dentro do que se chama flexibilidade curricular? Vejamos as que o DL 55/2018 prevê.
1)Combinar parcial ou totalmente certas componentes, disciplinas ou áreas, com domínios comuns, promovendo tempos de trabalho interdisciplinar, com as disciplinas a dar parte do seu horário para este desígnio comum.
2)Alternar ao longo do ano períodos de funcionamento disciplinar com períodos de funcionamento interdisciplinar.
3)Desenvolver trabalho prático ou experimental com recurso a desdobramento de turmas ou outra organização.
4)Integrar projetos da escola em blocos no horário de forma rotativa ou outra.
5)Prever uma organização trimestral ou semestral das disciplinas.
Para além disto, o diploma do currículo defende atuação preventiva para antecipar insucesso e abandono; implementação das medidas multinível; rentabilização dos recursos da escola e da comunidade; adequação das estratégias de ensino e produção de informação descritiva sobre os desempenhos dos alunos; regularidade da monitorização. Preveem-se por parte dos docentes o uso do trabalho colaborativo através da coadjuvação entre docentes e da permuta temporária; a criação de grupos de trabalho para apoio ao estudo, para aquisição de aprendizagens específicas e para desenvolvimento do trabalho autónomo entre alunos; a implementação de tutorias e ainda de ações de orientação escolar e profissional e de apoio ao desenvolvimento pessoal e social dos alunos.
Trabalhoso? Claro, mas também desafiador e interessante para a aprendizagem dos jovens.

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