quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

ANA FILIPA BALTAZAR, EX-ALUNA DA ESAAG A experiência de estudar na Dinamarca




Em busca do sonho
 Estudar na Dinamarca! “Porquê?” - questiona-me tanta gente!
Nunca foi um sonho nem algo que estivesse presente na minha #ThingsToDoBeforeDieList. Havia pensado nessa hipótese mas era uma ideia remota, algo irrealista.
Na verdade, apesar de ter frequentado universidades de verão e de ter tido oportunidade de contactar com vários cursos, cheguei ao final do 12º ano sem saber muito bem que rumo dar à minha vida e acredito que não era a única nesta tão dramática (pensamos nós) situação.
Apesar disso, fui fazendo algumas inscrições… e eis que sou selecionada para Global Business Engineering. Vou? Não vou? Foi uma semana de conflito interior, de indecisões, de incertezas, com muitos amigos a achar o máximo e a aconselhar-me a ir.
Vim sozinha, sem conhecer absolutamente ninguém e sem saber uma palavra em dinamarquês. Na universidade fiz uma grande amiga, Ἰωάννα, grega que me prestou imenso apoio na elaboração dos documentos oficiais  dinamarqueses e que é a colega com quem divido apartamento na residência universitária.
Não foi fácil partir, deixar a minha família, os meus amigos, a minha zona de conforto. Tive que enfrentar medos, superar obstáculos, renunciar tantas e tantas vezes à vontade de desistir. Mas é muito gratificante saber que, mesmo a 2.400 Km de casa, deixei aí um grupo de amigos do coração que estiveram e continuam a estar sempre a apoiar-me à distância de um “click” virtual. 
E aqui estou eu, portuguesa do mundo, em Aarhus, uma cidade com um ambiente estudantil absolutamente fantástico, há quatro meses, a viver a melhor experiência da minha vida! Tenho o meu grupo de amigos, cada um de seu canto do mundo. Estudo num mar de interculturalidades onde o ensino além de teórico é também muito prático. Aprendi a desenrascar-me sozinha, amadureci, conheci novas realidades e o mais importante, preparei-me para enfrentar a vida e o futuro.
Aos futuros universitários recomendo, de alma e coração: não desistam dos vossos sonhos, agarrem-nos e lutem com unhas e dentes para os concretizarem. Saiam da vossa zona de conforto e encontrem o vosso “eu” interior. É preferível arrependermo-nos daquilo que fazemos e não do que deixámos por fazer. Acreditem nas vossas capacidades! Tenham fé no vosso futuro! Sonhem! Nunca é tarde demais. Tal como diz o nosso Fernando Pessoa, O homem é do tamanho do seu sonho.
Ana Filipa Baltazar

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.