sábado, 8 de dezembro de 2018

FOI ONTEM DIA 7 O astrónomo Nuno Peixinho esteve na ESAAG




     Ontem, 7 de dezembro, o anfiteatro grande do nosso Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque encheu-se para receber o Professor Doutor Nuno Peixinho! Depois de uma candidatura à iniciativa “O Espaço vai à Escola”, patrocinada pela Agência Ciência Viva e o ESERO Portugal (European Space Education Resource Office-Portugal), o Agrupamento foi premiado com a vinda deste fantástico astrónomo.
     Nuno Peixinho foi nomeado representante de Portugal no Comité de Utilizadores do European Southern Observatory (ESO, Observatório Europeu do Sul), após um exigente processo de seleção nacional e internacional. Com esta nomeação, Nuno Peixinho passou a integrar o conselho consultivo do Diretor-Geral do ESO, em representação da comunidade portuguesa de utilizadores da «impressionante e sempre revolucionária rede de telescópios construídos no Chile pelo consórcio do European Southern Observatory».
     Além de astrónomo, Nuno Peixinho é divulgador de Ciência e tem o “dom da palavra”. É licenciado em Física e Matemática Aplicada pela Universidade do Porto, é Mestre em Astronomia e Astrofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Doutorado em Astronomia e Astrofísica pela mesma Universidade. A sua Tese de Doutoramento foi também realizada no  Observatoire de Paris  (França). Depois de ter lecionado na Faculdade de Ciências da Universidade de Antofagasta e na Unidade de Astronomia da mesma Universidade  (no Chile), é agora Gestor de Ciência e Tecnologia no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra. Nuno Peixinho é um orgulho para nós, portugueses! Além de um Curriculum internacional invejável, Nuno Peixinho é extremamente simpático e está sempre bem disposto. Responde a todas as perguntas que lhe são colocados, mesmo aquelas que parecem saídas dos filmes de ficção científica! Hoje, falou-nos de cometas, asteroides e corpos rochosos que vagueiam pelo espaço. Também falou do planeta Nove e como será diferente viver num planeta distante da Terra. Todo aquele mundo nos transporta para o sonho e para a imaginação.
     Nuno Peixinho já tinha estado no Clube de Física do nosso Agrupamento para uma tarde que ficará, para sempre, gravada na memória dos membros do Clube. Que bom foi, mais uma vez, tê-lo recebido! É sempre tão especial! Obrigada.
Alina Louro (professora)



0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.