sábado, 8 de dezembro de 2018

ONTEM, DIA 7 O 11º F visitou a Unidade de Multideficiência


No dia 3 de dezembro celebrou-se o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” e, para não deixarmos passar a data em branco, a turma do 11ºF, acompanhada do professor José Manuel Monteiro, veio, ontem, dia 7 de dezembro, fazer uma visita à Unidade de Multideficiência da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, onde se encontram crianças incapacitadas, para lhes darmos um pouco da nossa atenção.
Sinceramente, ninguém estava totalmente ciente do que íamos encontrar: três crianças sentadas em cadeiras de rodas completamente incapazes de falar, andar e duas delas até de comer, o que nos deixou um pouco comovidos e sensibilizados.
Fomos acompanhados até à sala onde elas fazem atividades com as respetivas professoras e também a um espaço de relaxamento (snoezelen) onde elas relaxam as pernas, por ser tão cansativo passarem horas nas cadeiras de rodas. Vimos também uma curta metragem que nos mostrava uma pequena história de um rapaz incapacitado que tinha sido rejeitado pela turma, tirando uma menina que o aceitou como ele era e até tentou ensinar o rapaz a praticar algumas das atividades que ela normalmente fazia com os colegas da turma. Tudo isto, para nos fazer refletir um pouco sobre a importância da inclusão de pessoas diferentes na nossa vida e na vida destas.
Foi uma experiência incrível que acho que nos ajudou um pouco a todos nós a encarar de maneira diferente a vida, a dar mais valor às pequenas coisas e às pessoas que precisam de ajuda. Para concluir, na minha opinião, deveríamos fazer este tipo de iniciativas mais vezes porque beneficiavam as pessoas que precisam e beneficiávamos nós com a experiência.
Mª Luísa Santos, 11º F

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.