sábado, 9 de março de 2019

PRÉMIO EXPRESSÃO VOX POPULI O 1º prémio na modalidade de Texto (Joana Ramos)

O sabor de ajudar por gosto,

de Joana Ramos (10º E),
1º lugar do Prémio EXPRESSÃO Vox Populi 2018/19

TEXTO

Atualmente, assistimos a uma série de projetos desenvolvidos por diversas organizações que visam fomentar o gosto de ajudar aqueles que nos cercam “apenas porque sim”. Ora, muitas das vezes encontram-se barreiras a este tipo de ação.
Num Mundo cada vez mais carregado de expressões como “Não tenho tempo”, “Tenho mais que fazer” ou também “Que proveito tiro disso?”, as pessoas que ainda praticam atos voluntários para melhorar a vida de alguém são, de certo modo, “glorificadas”. De facto, estamos numa era em que a evolução é grande, mas que traz com ela realidades duras. Cada vez há mais situação de pobreza, pessoas a atravessarem períodos de solidão (como é o caso dos nossos idosos) e, em contrapartida, há cada vez menos pessoas dispostas a dispensar algum tempo das suas vidas para darem algum conforto, alguma palavra amiga às pessoas que tanto sofrem por este mundo fora. N aminha opinião, ajudar aqueles que precisam sem se estar à espera de algo em troca é de louvar, numa época de movimentação por interesses. Isto é, vivemos numa época em que as pessoas agem apenas com o intuito de conseguirem qualquer recompensa.
Mas será que ajudar os outros não nos traz algo, ainda que não seja alguma coisa visual ou palpável? Sim, tenho a certeza que traz! Ajudar, com pequenos ou grandes gestos, aqueles que partilham o Mundo connosco, dá-nos uma alegria e satisfação pessoal mais valiosas do que qualquer bem material! Até porque os bens materiais que nos pudessem sere dados em troca um dia podem desaparecer. Mas os sentimentos, esses perduram dentro de nós até ao último suspiro. Não há nada mais satisfatório do que ver um sorriso na cara de alguém e a nossa consciência sussurrar-nos meigamente “Foste tu que semeaste alegria naquele coração e agora nasceu um sorriso!”. Sentirmos que fizemos alguém feliz é a maior realização pessoal que podemos ter. É sabermos que nos tornámos seres humanos solidários e que fugimos da aterradora “praga” da ambição desenfreada que tem vindo a “contaminar” o nosso globo.
Concluindo, penso que ajudar os outros através de pequenos gestos (ou grandes, se estiverem ao nosso alcance) é atingir o auge do que é um bom ser humano. É atingir o “pico” da realização pessoal!

1 comentários :

  1. Parabéns Joana. Um texto simples mas que questiona o essencial: a felicidade não reside na posse de bens materiais mas tem de ser encontrada na dimensão espiritual. Ajudar os outros é uma forma de nos ajudarmos a nós mesmos. Às vezes tudo começa em vencer a resistência de dar o primeiro passo, o que nem sempre é fácil pois tudo à nossa volta nos incita a seguirmos o caminho do ficar parado, confortável, à espera que as coisas aconteçam. Mas a escolha pelo caminho da virtude, em harmonia com a Natureza, com reflexão, amor pela justiça e pela Verdade, usando as palavras certas no momento certo, caminho que tem de ser feito com esforço de vontade, assente numa forma de vida coerente, com permanente atenção às tentações do prazer passageiro, esse é caminho que nos permitirá sentir que vale a pena viver.
    Espero que este prémio seja um incentivo para a vida plena que eu te desejo.
    Luís Queirós, Presidente da Fundação Vox Populi

    ResponderEliminar

Os comentários anónimos serão rejeitados.