Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

ANDANTE Associação Artística trouxe poesia ao Estabelecimento Prisional da Guarda



A Andante Associação Artística é uma entidade que criou uma estratégia intitulada Adversus para a divulgação da poesia. Como se de um medicamento se tratasse, Adversus tem como objetivo sensibilizar, incentivar e demonstrar que a poesia serve de terapia física e psicológica. É, aliás, o motor para que, no nosso dia a dia, consigamos enfrentar com confiança e otimismo os diversos obstáculos e problemas com que nos deparamos na vida.
Esta Associação Artística foi criada em 1999 e, em 2001, começou a colaborar com a DGRSP divulgando, assim, a poesia nos vários Estabelecimentos Prisionais do nosso país de uma forma original e muito contagiante, uma vez que a interação com o público na plateia é divertido, porque tanto os poemas recitados como a forma de os recitar faz com que nos sintamos mais próximos de quem os escreveu.
Desde 2012 que tem vindo a trabalhar com bebés, sim, com bebés a partir dos 6 meses de idade, porque a poesia não tem idade, nem raça, nem credo e, sem dúvida que é estimulante ouvir a Cristina Paiva recitar Fernando Pessoa, António Gedeão, Manuel Freire, Luís de Camões, entre outros poetas conceituados. Agora, dá que pensar: será que os bebés, aos 6 meses, entendem Camões ou Pessoa!!??
É aqui que o nome Adversus tem sentido fulcral, pois funciona como um medicamento terapêutico, ajuda a estimular a mente e o coração.
Com a interpretação de Cristina Paiva e a sonoplastia de Fernando Ladeira, a Andante aproxima-nos da poesia. Tudo é espantoso, a encenação, a pesquisa, a escolha de textos...  A AAA vai a escolas, prisões e onde for possível, sempre com o objetivo de divulgar a poesia como um excelente exercício espiritual, terapêutico e cultural, porque a poesia é magia real.
Foi no dia 27 de setembro que a Andante Associação Artística nos brindou com poesia numa vertente mais dinâmica, mais divertida e diferente, mas sempre objetiva, de uma forma original, como a Andante faz com a estratégia Adversus.
Adelino Ribeiro (E. P. Guarda)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.