No
Espaço da Memória está em exposição até ao dia 28 de fevereiro uma mostra de
trabalhos realizados em Educação Visual pelas turmas do 7ºC, 7ºD, 8ºA, C, E e
F, Oficina de Artes 7ºC e pelos alunos das multideficiências. A exposição
procura mostrar as “pequenas obras de arte” de cada aluno. O resultado final
implica o conhecimento dos conteúdos, a aplicação das técnicas e a
criatividade.
A
expressão gráfica rigorosa está patente nos trabalhos desenvolvidos pelos
alunos de EV do 7º Ano. Após a aprendizagem do desenho geométrico (espiral,
óvulo, oval, circunferência, tangenciais e concordâncias) os alunos constroem
numa folha A3 uma composição visual geométrica com aplicação da geometria tendo
em conta a organização do campo visual. Repetem a composição geométrica e de
forma criativa aplicam a cor com lápis de cor e ou canetas de feltro.
Do
8º Ano observamos duas temáticas. Uma tem a ver com estruturas e módulo padrão.
Elas existem em tudo o que o nosso olhar alcança natureza ou artificiais. Aqui os
alunos organizam elementos que mantêm uma relação entre si através de redes
modulares ou malhas criando um módulo. Foram feitos alguns estudos formais e de
cor de exemplos de módulos e escolhido um que, através da repetição (simetria,
rotação ou translação), deu origem ao padrão. Lápis de cor, canetas de feltro
ou papéis de cor são os materiais utilizados nestes trabalhos. Foram ainda
desenvolvidos alguns módulos tridimensionais no material “Eva” que facilitam a
composição de variados padrões ao serem manipulados e justapostos de diferentes
formas. Outro trabalho tem a ver com a comunicação visual e o reconhecimento de
organizações humanas e dos seus produtos de forma rápida e simples através do
seu logótipo. Pesquisa, esboços, geometria, positivo/negativo e cor deu origem
a diferentes trabalhos de logótipo. Cada aluno desenvolveu o seu logótipo com
base em uma ou duas iniciais do seu nome associado a um serviço/emprego.
Alunos
das multideficiências frequentam as aulas de Educação Visual e também eles com
a ajuda dos professores do Ensino Especial, professora de Educação Visual e dos
colegas da turma realizam tarefas no sentido de dar resposta aos conteúdos
disciplinares. A mostra de alguns trabalhos é acompanhada com fotografias do
contexto da sala de aula, dando conta da integração e empenho destes alunos em
realizar as suas tarefas.
Em
Oficina de Artes, com o intuito de sensibilizar os alunos para o grande
problema mundial, o lixo e a escassez de materiais, apelando à reciclagem e
reutilização e redução, fizeram-se peças tridimensionais “bonecas” para
reaproveitar materiais, garrafas e papel de jornal. Através do volume os alunos
deram forma à sua boneca.
As
“pequenas/grandes” obras de cada aluno têm como finalidade desenvolver a
perceção visual, através da criação e implementação de hábitos de observação,
análise e síntese; o rigor através da correta aplicação de técnicas e dos
elementos linguísticos essenciais; a criatividade, através do amadurecimento
das capacidades expressivas. Em síntese, uma formação cultural global baseada
na consciencialização dos valores artísticos e dos valores ambientais.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.