terça-feira, 11 de março de 2014

Provas Orais de Inglês começam amanhã

Intermédios de Inglês trazem novidades nas orais


  Os Testes Intermédios de Inglês do 11º ano implementados este ano pela escola vieram introduzir um novo sistema de avaliação que tem em conta a oralidade de um modo que até agora a avaliação formal não praticava nesta Língua Estrangeira. Assim, no dia 27 de fevereiro realizou-se uma Prova com 2 blocos de 90 minutos que incluiu a avaliação da Compreensão da Escrita (50 minutos), da Compreensão da Oralidade (30 minutos), da Produção e Interação Escritas (40 + 40 minutos). A Produção e Interação Orais faz-se no calendário do Ministério entre 4 de fevereiro e 4 de abril.

     Feitas as Provas Escritas em 27 de fevereiro, foram agora marcadas pela ESAAG as Provas de Produção e Interação Orais para as quartas-feiras de tarde (15 horas) entre 12 de março e 2 de abril. As provas orais organizam-se da seguinte maneira. Cada aluno, avaliado por dois professores, prestará uma prova de 15 minutos com outro colega em 3 fases. Na primeira, cada um dos dois alunos responde individualmente às perguntas do professor a partir de um guião que o professor seguirá (um minuto e meio para cada aluno). Na segunda, cada aluno fará uma intervenção de um minuto e meio sobre um tema que lhe é dado no momento. O professor poderá estimular o aluno caso a iniciativa do aluno não seja suficiente. Na terceira, os dois alunos são postos a dialogar entre si durante três minutos a partir de uma tarefa atribuída. O professor poderá incitar o aluno no final a esclarecer ou comentar certas respostas do parceiro de conversa. Na segunda e terceira partes os alunos terão um pequeno tempo de preparação após receberem a tarefa.
     Fazem as provas orais dois professores, um classificador e outro interlocutor, o primeiro mais técnico e seguindo um guião de classificação (âmbito, correção, fluência, desenvolvimento temático, interação). O professor interlocutor, ocupado a fazer ou dirigir a prova oral, terá um olhar mais global (holístico). No fim de cada avaliação de pares, os dois reúnem-se para atribuir a classificação, prevalecendo a posição do professor classificador caso não cheguem a acordo.

     Nas próximas quatro quartas-feiras serão avaliados 92 alunos, com 8 professores a avaliar, em 3 ou 4 júris simultâneos. 

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