sábado, 7 de fevereiro de 2015

FOI A 31 DE JANEIRO Encontro Nacional "Tablets na Educação"

No passado sábado, dia 31 de janeiro de 2015 realizou-se o Encontro Nacional “Tablets na Educação” promovido pela DGE (Direção-Geral da Educação), em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e o Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. O Encontro teve como objetivos a promoção do debate e partilha de informações sobre a utilização de tablets e outros dispositivos móveis na educação  e realizar um balanço dos projetos-piloto que, atualmente, estão a ser desenvolvidos em Portugal e na Europa.
O dia começou com a sessão solene de abertura dos trabalhos, seguindo-se a comunicação “Das novas tecnologias às novas pedagogias” por Diana Bannister da University of Wolverhampton (Reino Unido). Foram apresentados alguns resultados relativos ao projeto Creative Classrooms Lab e outros projetos europeus.
No primeiro painel da manhã foram apresentados alguns dos projetos em desenvolvimento em Portugal relacionados com a utilização de tablets e outros dispositivos móveis em educação: Projeto TEA, Projeto-piloto EDULABS, Projeto CCL e Projeto ManEEle.
No segundo painel foi debatida a importância das lideranças na implementação de projetos inovadores e que permitam a mudança para novas pedagogias.
À tarde foi debatido o tema da utilização de dispositivos móveis na educação nos países europeus e foram apresentadas algumas experiências do Projeto Creative Classrooms Lab e outros estudos por Anja Balanskat da European Schoolnet.
No terceiro painel foram apresentados relatos na 1ª pessoa sobre a prática pedagógica com recursos a este tipo de dispositivos. Os recursos educativos digitais foram abordados no quarto painel por elementos de várias editoras e da Casa das Ciências.
Como balanço da participação neste Encontro fica sem dúvida a ideia de que os equipamentos móveis (tablets e smartphones) são cada vez mais um instrumento ao dispor do professor para melhorar a sua prática letiva. A inovação deve sempre guiar a forma como o professor enfrenta o processo de ensinio-aprendizagem e a mudança de paradigma para novas pedagogias deve ser encarada como uma mais-valia.

Prof. Paulo Santos

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