domingo, 25 de outubro de 2015

KERCAS E FRÈRKAS

     

      Nos finais da década de 70 – há quem diga que terá sido já no início da década de 80 –, uma Associação de Estudantes do então Liceu de Afonso de Albuquerque resolveu criar esta mascote, desde logo batizada “Kercas”, em honra do Patrono Afonso de Albuquerque; aliás, notam-se as parecenças, a começar pela espada…
 Já no início do presente século, o desenho da mascote ganhou vida em 3D e a maquete foi mesmo exposta em lugar de destaque. Porém, ou porque a idolatria era muita junto da estátua ou porque até o gesso precisa de restauro, “Kercas” desapareceu para parte incerta, presumindo-se que esteja agora a hibernar. Quem dele tiver saudades poderá encontrá-lo associado ao Jornal Expressão, no blogue e no Facebook, ou, claro, na sinalética dos 4 projetos de FLE (Francês Língua Estrangeira).
Há quem diga que, tal como D. Afonso Henriques, ele terá ascendência para os lados da Borgonha (França), tendo sido recentemente avistado um primo seu, o “Frèrkas”. Consta ainda que esse tal “FrèrKas” seria também aparentado com o famigerado “Frère Jacques”. Suposições que talvez, um dia, os testes de ADN possam provar.
Carlos Rodrigues (professor de Francês na ESAAG)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.