As alterações climáticas são tão evidentes aos olhos de todos que já as consideramos quase adquiridas e irreversíveis. Por isso, quando falamos de aquecimento global, gases com efeito de estufa, fusão do gelo polar, desaparecimento de zonas costeiras, níveis de CO2, parece que nada está a acontecer. Mas entretanto a situação degrada-se e são já poucos os que negam que há alterações climáticas e que o homem é o principal factor de degradação do clima.
O MOOC As Alterações Climáticas e os Media Escolares, realizado há pouco tempo por 700 professores de várias áreas de todo o país através da Internet, pretende que os professores invistam na escola tanto na literacia científica como na literacia mediática já que é através dos media que se tem acesso à informação. A estratégia é fazer entender a ciência e produzir informação sobre ciência (nomeadamente na área das alterações climáticas) nas escolas. Só assim se consegue mostrar que as mudanças estão aqui ao nosso lado.
A ideia de MOOC (Massive Open Online Course) é também uma ideia que vai desenvolver-se extraordinariamente nos próximos anos porque permite formação online, avaliação imediata e interatividade através de fóruns que põem os formandos em comunicação.
0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.