terça-feira, 8 de março de 2016

DIA INTERNACIONAL DA MULHER Matilde Almeida escreve "Sou mulher, sou pessoa"

Sou mulher, sou pessoa.
Sou uma criatura admirável. Como seria o mundo sem mim?
Muitas vezes ele contraria os meus pontos de vista, aliás, chega a agredir-me quando acha que tem razão. Começa por uma ‘simples’ bofetada na face e depois, quando dou conta, estou a ser dominada por ele, até à morte. É fácil para quem assiste de fora. O amor pode ser cego, pode mesmo matar e, sem noção do real, continuo. Não aceito ajuda, digo a quem me interroga que caí, ou que bati contra uma porta. Sinto-me fraca, sem coragem para enfrentar a cobardia que se esconde por detrás da testosterona.
Durante anos fiquei presa em casa porque a minha única função era a de procriar e tratar das lides domésticas. Não podia estudar e superar-me. Ele era tido como o mais inteligente e forte, daí que tenha tido tantos direitos e tão poucos deveres. Bastava um dever para mudar o mundo: o respeito por mim.
Hoje, a realidade é diferente. Hoje eu trabalho, contudo ainda não consegui que me dessem o valor que mereço para ganhar tanto ao fim do mês como ele. Hoje, já o consigo denunciar, mas, por vezes, ele continua a deixar a minha pele com as marcas negras da dor. Hoje espero que seja o passado de amanhã.
Não deixo de seguir, assim, invicta e convicta que vou conseguir superar os meus objetivos, porque afinal ele também consegue amar-me e respeitar-me, pelo menos, parte dele. Sou eu que carrego o fruto da nossa descendência durante meses e com ele, todos os sofrimentos associados. Fui eu que descobri a radioatividade, fui eu que desenvolvi a bioquímica americana para tratamentos de leucemia, fui eu que vivi mais de metade da minha vida a estudar a vida dos chimpanzés, fui eu que impulsionei o Brasil na produção de soja, fui eu que descobri as primeiras pulsares, fui eu que descobri o vírus da SIDA, fui eu que desenvolvi os conhecimentos de doenças genéticas. Fui eu que no meu ventre carreguei toda a humanidade. Fui eu e continuo a ser eu.
Eu e ele fazemos parte da mesma unidade. Mas continua a faltar paridade entre estes dois lados da humanidade. 
Sou mulher, sou pessoa.
A aluna da ESAAG, 
Matilde Almeida

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.