quarta-feira, 13 de abril de 2016

VISITA AO CERN - 2ª PARTE Maravilhas da Ciência ao nosso lado

No dia 3 de abril, domingo, começámos por desfrutar de um belo passeio de barco, de onde pudemos vislumbrar a riquíssima paisagem das margens do lago de Genebra, as montanhas cheias de neve, em suma, um espetáculo fenomenal.
De tarde, já em Berna, desfrutámos do Museu Albert Einstein onde todos puderam contactar com muitos pormenores da vida do famoso físico, tão admirado. Vimos, por exemplo, um registo das suas classificações escolares, roupas, livros, objetos pessoais, etc. Aqui e ali ouvia-se “Einstein” a tocar violino enquanto nas grandes telas de aspeto futurista iam passando fotografias que poucos conheciam. O Museu é uma combinação perfeita entre o clássico e o moderno.
Entrámos na famosa casa de Einstein, mais no centro de Berna. É uma casa pequena, cheia de escadas em madeira gasta pelo tempo. Situa-se numa rua lindíssima, perto da famosa torre do relógio e vale a pena visitar!
Na casa de Einstein vimos o berço dos filhos, as roupas da primeira mulher, fotografias, objetos pessoais e a secretária onde o físico escreveu alguns dos seus artigos mais polémicos, na época. É como se ele estivesse ali, ao pé de nós, e tinha valido a pena fazer todos os quilómetros que nos levaram até aquela casa.
Os nossos alunos adoraram Berna, desde os miradouros, à catedral, passando pelos famosos e pachorrentos ursos. O jantar decorreu com normalidade num restaurante no centro de Berna. O prato escolhido, de inspiração italiana, foi do agrado da maioria dos alunos. O bolo de chocolate suíço estava uma delícia.
No dia 4 de abril, às 8h45, já todos estavam na entrada principal do CERN. Fomos recebidos por um cientista português, o Engenheiro José Carlos Silva, responsável pelos calorímetros de um dos aceleradores mais conhecidos do CERN: o CMS. O Engenheiro José Carlos deu-nos as boas vindas ao CERN, falou sobre todas as experiências que ali decorrem e permitiu que víssemos alguns gabinetes dos cientistas que ali trabalham. Num ambiente puramente informal, todos podiam tirar dúvidas. Visitámos o laboratório de CMS, na parte francesa do CERN, onde pudemos observar algumas réplicas dos equipamentos colocados no túnel de CMS, no momento fechado para colisões. Os alunos mostraram a sua curiosidade e vontade de aprender. Metade dos alunos visitaram o Centro de Controlo de CMS, a outra metade visitou o próprio CMS. Há ainda tanta Física para aprender!
Tivemos  oportunidade de visitar uma exposição intitulada “Microcosmos”, uma das exposições mais visitada no Mundo e onde encontrámos alunos e professores espanhóis, italianos e alemães. Aí os nossos alunos puderam experimentar as simulações das experiências realizadas em CMS, Alice, Atlas e LHC. A exposição é fantástica, todos adoraram! No CERN pudemos, mais uma vez, constatar a evolução da Ciência, a nossa ignorância face à imensidão do Universo, o brilhantismo da mente humana e como a Ciência e a Técnica caminham de mãos dadas. Foi importante para os nossos alunos conhecerem o maior laboratório de Física do Mundo, verificarem o trabalho árduo dos cientistas, a luta pela reconstituição da formação do Universo. Almoçámos no CERN, num ambiente cosmopolita e acelerado onde todos parecem não querer perder tempo com pormenores. Nas paredes, em monitores, os resultados das experiências do LHC iam sendo divulgados. Quase todos comeram pizza. Soube bem um cafezinho italiano!
No estrangeiro, deixámos de ser alunos e professores, passámos a ser uma só família. Ao longo da viagem os nossos alunos mostraram nobreza de caráter, observada na amizade, partilha e interajuda entre todos. Pudemos constatar, com satisfação, que os nossos alunos são verdadeiros cristais que apenas precisam ser lapidados para poderem brilhar! Obrigada a todos por terem tornado possível a realização da viagem e o conhecimento de tantos lugares mágicos.