terça-feira, 12 de abril de 2016

VISITA AO CERN DE UMA COMITIVA DA ESAAG (10º E 11º ANOS) Os primeiros dois dias













No passado dia um de abril alguns alunos do 10º e 11º ano da Escola Afonso de Albuquerque viajaram rumo à Suíça. Apesar de ser dia das mentiras, as visitas ao CERN e ONU, em Genebra, ao Museu e à casa de Albert Einstein, em Berna, eram uma realidade.
Os alunos estavam ansiosos, pois iam viajar sem os pais, mas com os amigos. O percurso de autocarro foi cansativo, mas os alunos mostraram, desde o início, o respeito pelos outros. Nada que surpreendesse os professores. Poucos foram os que dormiram, colocaram-se as conversas em dia, riu-se muito, ouviu-se música e até se jogou às cartas. Tudo gente bem disposta!  
No dia 2 de abril chegámos ao hotel, em França, por volta das 12h. O hotel, muito moderno, localiza-se no grande vale onde se encontra o CERN, bem em cima do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC. Trata-se de um local mágico, onde se respira Ciência, a presença do bosão de Higgs e de um campo magnético muito forte.
Chegámos a Genebra pelas 14h. Após o almoço partimos rumo ao Palácio da ONU, onde pudemos verificar o entusiasmo dos alunos, ao visitarem algumas das salas mais emblemáticas do edifício. Apesar do cansaço, todos relembraram algumas situações da História mundial.
Já nos limites do palácio, tivemos oportunidade de tirar fotografias junto à enorme escultura de madeira em forma de cadeira, com uma das pernas quebradas, feita pelo artista suíço Daniel Berset. Simboliza a luta contra o uso e a fabricação de minas antipessoais.
Durante a tarde passeámos pelo centro histórico de Genebra, junto ao famoso lago, onde pudemos apreciar o ambiente cosmopolita da cidade, a sua riqueza do ponto de vista arquitetónico e cultural. Vimos o relógio feito de flores, ponto emblemático da cidade, e visitámos as ruas de Genebra com belas cervejarias artesanais, com todo o equipamento para a sua fabricação.
Durante o jantar apreciámos as famosas “Raclettes”: queijo fundido acompanhado de batata assada. As saladas e os queijos de sabor intenso não foram do agrado de alguns alunos, mas todos puderam apreciar os pratos típicos, num restaurante com decoração caraterística dos Alpes, em ambiente acolhedor e agradável.
Para terminar o dia fomos à feira popular instalada no centro da cidade! Pudemos apreciar, com alguma apreensão, o divertimento, o entusiasmo e a alegria dos nossos alunos, refletida no brilho dos seus olhos. Foi um dia em cheio mas, era preciso descansar!
Os professores acompanhantes
Alina Louro
Catarina Gamboa
Conceição Gil
José António Pereira 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.