quarta-feira, 25 de maio de 2016

EXAMES DO 12º ANO Grupo de Matemática responde a perguntas sobre exame


Colocámos ao Grupo de Matemática algumas questões sobre a Prova de Exame de Matemática A, habitualmente muito difícil para a generalidade dos alunos. Eis as respostas da Delegada de disciplina, Maria Isabel Amaral:

 A disciplina de Matemática A do Ens. Secundário é uma disciplina exigente? Em que aspetos?
A disciplina de Matemática A é exigente no aspeto de exigir muita prática. Além dos conhecimentos teóricos exige um raciocínio elaborado que, na maior parte das vezes, relacione muitos conteúdos e depois desta relação se esquematize um raciocínio lógico para posteriormente se efetuarem os cálculos.
Exige uma interpretação muito correta do enunciado, pois uma simples vírgula modifica completamente o raciocínio.
Mesmo com bons conhecimentos e bom raciocínio, os lapsos que acontecem frequentemente são penalizadores, pois se um lapso implica um grau de dificuldade menor para a resolução de um exercício, a penalização é grande.
A gestão do tempo também é imprescindível.
Conjugar tudo isto exige muita prática para a probabilidade de errar ser menor.

A que se devem os baixos resultados em Matemática A em exame?
Os baixos resultados devem-se a diferentes fatores. Alunos com bons conhecimentos e muitas horas de prática estão sujeitos a uma pressão muito grande no dia do exame. A disciplina de Matemática A é específica para a generalidade dos cursos na área de ciências.
A Matemática é uma disciplina sequencial, não permite que "as gavetas estejam fechadas", ou seja, todos os conteúdos programáticos de doze anos de escolaridade têm de estar presentes. A esmagadora maioria dos alunos vai transitando de ano para ano com poucos conhecimentos pois o sistema permite isso.

Quais os diversos géneros de perguntas que saem em exame em Matemática A ?
Há um primeiro grupo com oito questões de escolha múltipla e um segundo grupo com questões de resposta aberta e que podem incluir uma composição e /ou uma ou mais demonstrações e / ou uma questão para ser resolvida com a calculadora gráfica; esta questão, normalmente, exige um raciocínio prévio, equacionar o problema e posteriormente a utilização da calculadora.

Que tipo de falhas é que têm sido detetadas em cada ano nas respostas dos alunos em exame em Matemática A?
As maiores falhas são nas questões que não apresentam a tipologia de rotina.
Os alunos têm de treinar muitas questões e com um grau de dificuldade elevado para não serem surpreendidos com questões de raciocínio mais elaborado.

Que lições é que é possível tirar para:
 a)o trabalho em aula?
A teoria tem de ser bem explicada e devem-se praticar muitos exercícios, sobretudo com grau de dificuldade elevado.
 b)o estudo em casa?
Tem de ser a continuação do trabalho efetuado na aula. O tempo letivo só permite uma pequena parte do treino, o resto tem de ser complementado em casa.
 c)o momento do exame?
O aluno também tem de aprender a ter confiança em si, controlar a ansiedade e gerir bem o tempo. Se fez um bom treino, terá sucesso, controlando estas variáveis.

Alunos que se iludem com pouco estudo e pouco treino não podem esperar grandes resultados.
(Imagem diariodigital.pt)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.