sábado, 25 de junho de 2016

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS Relatório chegou: veja os resultados


Foi já divulgado na página online do AEAAG o Relatório da IGEC sobre a avaliação externa realizada no Agrupamento entre 11 e 14 de abril passados. O Relatório tira algumas conclusões sobre os três domínios em avaliação (Resultados; Prestação do serviço educativo; Liderança e gestão), tendo a classificação global sido a seguinte:
Resultados – Muito Bom;
Prestação do serviço educativo – Muito Bom;
Liderança e gestão – Bom.
Lembre-se que a escala de classificação divide-se em 5 níveis, indo do Insuficiente (mínimo) até ao Excelente (máximo), passando pelo Suficiente, Bom e Muito Bom.
No que respeita aos Resultados e à Prestação do Serviço Educativo, o relatório considera que “a ação da escola tem conseguido um impacto consistente e acima dos valores esperados na maioria das aprendizagens” em virtude de “práticas organizacionais generalizadas e eficazes”. Daí o nível Muito Bom.
No que respeita à Liderança e Gestão, o relatório aponta para uma equipa de direção “em processo de consolidação” e com resultados bastante acima da média. No entanto há possibilidade de melhoria significativa nomeadamente ao nível da autoavaliação, da articulação com a instituição responsável pelo ensino da música (ensino articulado), do diagnóstico de necessidades de formação contínua e respetiva programação, da maior participação na elaboração dos documentos estruturantes da escola (ex. projeto educativo), duma maior preocupação em identificar pontos fortes e pontos fracos, o que tem levado a “metas generalistas e imprecisas”. O documento realça também o “empenho, prontidão, disponibilidade e boa comunicação institucional”, com um “bom grau de cooperação e articulação com os responsáveis pela coordenação das estruturas intermédias”. Por tudo isto o nível Bom.
Na parte final do Relatório este elenca um conjunto de pontos fortes e de áreas para melhoria.
Aqui ficam resumidos:
PONTOS FORTES: práticas pedagógicas eficazes ao nível da conclusão do 3º ciclo e das aprendizagens matemáticas; boas estratégias de prevenção do absentismo e abandono; implementação de contextos de aprendizagens favoráveis; valorização das componentes artísticas e práticas / experimentais; dinâmica das bibliotecas escolares; protocolos e parcerias com entidades externas.
ÁREAS PARA MELHORIA: identificação rigorosa dos factores internos que condicionam o sucesso dos alunos no ensino secundário; consolidação das práticas de articulação curricular; definição de metas quantificadas quanto a resultados académicos; dinamização da observação e partilha de aulas; aprofundamento da autoavaliação enquanto “processo mais organizado de gestão do progresso”.
Em próximos posts continuaremos aqui a análise deste relatório, que poderá ler na íntegra na página do Agrupamento:
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO EXTERNA

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