Os alunos da turma D do 10º ano, no
âmbito da disciplina de Geometria Descritiva A (GDA), decidiram por vontade
própria realizar, nos seus tempos livres, com a orientação da professora Paula
Ferreira, um projeto com a finalidade de mostrar à comunidade escolar o que se
pode fazer na disciplina de Geometria Descritiva A.
Ao longo de vários meses, estes
alunos trabalharam arduamente na realização de uma composição tridimensional da
qual se destacam três etapas: primeiro,a construção dos sólidos e o seu
agrupamento; segundo, a descrição textual com os termos intrínsecas à disciplina;
e a terceira etapa, a projeção de todo o conjunto em três planos, frontal,
horizontal e terceira projeção em formato bidimensional. Houve também a
preocupação de dar cor à maquete para maior destaque estético.
O conhecimento da disciplina de Geometria
Descritiva A é importante no desenvolvimento espacial, fundamental ao saber em
diversas áreas: arquitetura; design de interiores, de automóveis, de
equipamentos, de moda; engenharia mecânica, civil, aeroespacial, industrial,
naval, acústica, materiais, física, metalúrgica, agrimensura, sanitária,
segurança no trabalho, etc..
Fazendo parte dos cursos das artes
visuais, ou como disciplina de opção no curso científico, ela tem o intuito de
desenvolver a competência espacial dos alunos e preparar o caminho de forma
mais consistente no seu percurso académico e profissional, nas mais
diversificadas áreas de saber.
Devido a esta importância da Geometria
Descritiva A, mas também devido ao simples facto de muito pouca gente saber o
que é esta disciplina e em que se baseia (o que levou muitas vezes à não
abertura de turma nesta escola), os alunos do 10ºD decidiram mostrar o que
fazem nesta disciplina. Não são só retas aleatórias numa folha, mas a
aprendizagem de uma linguagem de desenho que está na base da arquitetura,
design e engenharias, dando forma a tudo o que nos rodeia que não é natureza. Também
cada vez mais estas áreas do saber estão voltadas para a construção de tudo o
que nos cerca, de forma consciente, com preocupação e apresentando soluções para
a preservação ambiental.
Esta divulgação do trabalho
pretende sensibilizar os alunos do 9º ano e outros (muitas vezes os alunos não
a escolhem como disciplina porque não sabem o que é que se lá faz) para uma
possível escolha no 10º Ano desta tão importante disciplina, Geometria Descritiva
A, no seu saber no futuro.
Professora e alunos do 10ºD de
Geometria Descritiva A

0 comentários :
Enviar um comentário
Os comentários anónimos serão rejeitados.