quinta-feira, 2 de junho de 2016

GEOMETRIA DESCRITIVA Projetos nas alturas


Os alunos da turma D do 10º ano, no âmbito da disciplina de Geometria Descritiva A (GDA), decidiram por vontade própria realizar, nos seus tempos livres, com a orientação da professora Paula Ferreira, um projeto com a finalidade de mostrar à comunidade escolar o que se pode fazer na disciplina de Geometria Descritiva A.
Ao longo de vários meses, estes alunos trabalharam arduamente na realização de uma composição tridimensional da qual se destacam três etapas: primeiro,a construção dos sólidos e o seu agrupamento; segundo, a descrição textual com os termos intrínsecas à disciplina; e a terceira etapa, a projeção de todo o conjunto em três planos, frontal, horizontal e terceira projeção em formato bidimensional. Houve também a preocupação de dar cor à maquete para maior destaque estético.
O conhecimento da disciplina de Geometria Descritiva A é importante no desenvolvimento espacial, fundamental ao saber em diversas áreas: arquitetura; design de interiores, de automóveis, de equipamentos, de moda; engenharia mecânica, civil, aeroespacial, industrial, naval, acústica, materiais, física, metalúrgica, agrimensura, sanitária, segurança no trabalho, etc..
Fazendo parte dos cursos das artes visuais, ou como disciplina de opção no curso científico, ela tem o intuito de desenvolver a competência espacial dos alunos e preparar o caminho de forma mais consistente no seu percurso académico e profissional, nas mais diversificadas áreas de saber.
Devido a esta importância da Geometria Descritiva A, mas também devido ao simples facto de muito pouca gente saber o que é esta disciplina e em que se baseia (o que levou muitas vezes à não abertura de turma nesta escola), os alunos do 10ºD decidiram mostrar o que fazem nesta disciplina. Não são só retas aleatórias numa folha, mas a aprendizagem de uma linguagem de desenho que está na base da arquitetura, design e engenharias, dando forma a tudo o que nos rodeia que não é natureza. Também cada vez mais estas áreas do saber estão voltadas para a construção de tudo o que nos cerca, de forma consciente, com preocupação e apresentando soluções para a preservação ambiental.
Esta divulgação do trabalho pretende sensibilizar os alunos do 9º ano e outros (muitas vezes os alunos não a escolhem como disciplina porque não sabem o que é que se lá faz) para uma possível escolha no 10º Ano desta tão importante disciplina, Geometria Descritiva A, no seu saber no futuro.

Professora e alunos do 10ºD de Geometria Descritiva A

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.