O documento Educação para a Cidadania – Linhas Orientadoras surgiu em dezembro de
2012 face à necessidade de preencher um vazio em que se encontravam numerosos
conteúdos importantes para o desenvolvimento pessoal e a integração social dos
jovens. Tendo em conta a existência destas áreas, impossíveis de incluir noutras
disciplinas de modo satisfatório, achou-se por bem definir e caracterizar num documento
do MEC as áreas em que a Educação para a Cidadania e projetos variados dos
Agrupamentos de acordo como seu projeto educativo poderiam investir. Aquele
documento da DGE foi revisto em novembro de 2013. As áreas são as seguintes:
Educação Rodoviária
Educação para o Desenvolvimento
Educação para a Igualdade de Género
Educação para os Direitos Humanos
Educação Financeira
Educação para a Segurança e Defesa
Nacional
Promoção do Voluntariado
Educação Ambiental /
Desenvolvimento Sustentável
Dimensão Europeia da Educação
Educação para os Media
Educação para a Saúde e a
Sexualidade
Educação para o Empreendedorismo
Educação para o Consumidor
Educação Intercultural
Surgiu assim, sob a orientação da
Direção Geral de Educação (DGE) o documento Educação
para a Cidadania – Linhas Orientadoras e logo a seguir um conjunto de
Referenciais que caracterizam melhor cada área e especificam os objetivos e
conteúdos a lecionar. Temos resumido aqui no Blogue EXPRESSÃO alguns destes
Referenciais e continuaremos a fazê-lo ao longo deste mês.
Para conhecer melhor este Documento
ou descarregá-lo vá aqui.
(Imagem aeca.edu.pt)
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