sábado, 1 de outubro de 2016

HOJE É DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO Duas alunas da ESAAG defendem as suas ideias


Beatriz Realinho e Lurdes Lamegal (11º E)
   No âmbito do dia do Vegetarianismo a Associação de Estudantes recolheu o testemunho de duas alunas que se têm empenhado na consciencialização para esta prática alimentar, e nos benefícios que ela representa. Depois a AE divulgou na sua página do Facebook o referido texto,  alertando para uma melhor preservação da natureza e dos animais e realçando sempre as vantagens que acompanham tais hábitos alimentares.
A AE partilhou este texto com a promessa de responder à petição assinada por 3 centenas de alunos no final do ano letivo passado pedindo uma atenção especial ao caso do vegetarianismo na escola, de modo a poder proporcionar aos alunos refeições mais saudáveis e diversificadas.
Aqui fica o texto.

Porquê escolher uma dieta vegetariana? A ideia que muitos têm sobre o vegetarianismo é errada: pensam que é uma dieta vegetariana e é sinónimo de emagrecer ou uma coisa que está na moda. Existem, no entanto, várias razões para uma pessoa seguir esta dieta:
-Animais: Ao contrário do que nós pensamos, todo o tratamento que eles recebem é o mais desumano possível. Muitos são mortos sem verem a luz do sol porque nascem e morrem nos matadouros, vivendo miseravelmente. Como por
exemplo, na indústria do leite, as vacas dão à luz e as suas crias são levadas para o matadouro, enquanto as mães continuam a produzir leite, até chegarem ao limite e morrerem. Depois a sua carne serve para consumo e a sua pele é usada para acessórios de moda.  Outro exemplo é na indústria dos ovos onde só as galinhas são aceites por produzirem os ovos enquanto que os machos, com apenas alguns dias de vida, são mortos, muitas vezes sendo asfixiados. As galinhas vivem a sua vida toda numa gaiola do mesmo tamanho de uma folha de papel A4 juntamente com outras cinco.
-Ambiente:  Nós pensamos que o que provoca o aquecimento global são os combustíveis fósseis, mas na verdade a indústria que lança mais gases poluentes é a da carne, libertando cerca de 51% enquanto os combustíveis fósseis libertam 13%.  Outro aspeto de relevância é a desflorestação da Amazónia que é realizada principalmente para que depois o terreno seja ocupado com a produção de soja transgénica para consumo animal.  
-Saúde:  A principal fonte de doenças cardíacas é o consumo de carne, enquanto que, se formos procurar doenças associadas a uma dieta vegetariana, isso é raro.  

Um outro ponto que vale a pena referir: sempre que fores comprar produtos de higiene, começa por procurar na embalagem o símbolo de um coelhinho que diz «Not tested on animals» e com isso vais ajudar animais que são abusados por diversas marcas.  Escolher este modo de vida é como tirar a venda invisível que nos tapa os olhos. Se amas animais não deixes que esta crueldade continue.  Tu podes ser a voz daqueles que não a têm. Sê a mudança que queres ver no mundo.
Texto elaborado pelas alunas 
Beatriz Realinho e Lurdes Lamegal (11ºE)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.