sábado, 5 de novembro de 2016

ESTELA PIMENTEL, PSICÓLOGA NO SPO DA ESAAG Psicóloga faz balanço da Feira Inspiring Future




Estela Pimentel, psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação da ESAAG, falou ao Blogue EXPRESSÃO sobre a Feira Inspiring Future, que ajudou a organizar no dia 4 na ESAAG:
Como correram as atividades da Feira Inspiring Future?

Na minha perspetiva, e naquela que os dinamizadores da Associação “Inspiring Future” transmitiram, a feira correu muito bem.

Como foi a adesão e a participação dos jovens tanto nas exposições como nas palestras?

Houve uma grande adesão dos alunos em todas as atividades, não só às mais direcionadas aos alunos do 12º ano, como também na visita e procura de informação aos vários expositores do Ensino Superior.

Nas sessões de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior e nos vários workshops, os jovens mostraram-se muito interessados, atentos e participativos. Além dos temas abordados serem interessantes para os jovens, capazes de lhes despertar reflexões, a fantástica capacidade de comunicação dos dinamizadores permitiu a captação da sua atenção e participação. O interesse dos jovens também se pode constatar através de várias inscrições de “última hora” nos workshops.

No que respeita aos expositores do Ensino Superior, colocados no salão da escola, além das visitas planeadas para a maior parte das turmas do 10º e 11º ano, também se observou uma grande procura por todos os outros alunos, especialmente pelos alunos do 12º ano.

Quais as lições que podemos tirar sobre as atitudes dos jovens face ao seu futuro?

Hoje foi possível observar que, de um modo geral, os nossos jovens estão preocupados e interessados na preparação do seu futuro, podendo este tipo de iniciativas auxiliar esse propósito.

Que mensagens passaram nas palestras?


Dentro do que me foi possível estar presente sobressaíram ideias como: recolha de informação para decisões conscientes, proatividade, empreendedorismo, resiliência…

Estão previstas outras realizações nesta área?

Nos próximos anos, penso que, se for possível, será de todo o interesse podermos continuar a proporcionar este tipo de atividades aos nossos alunos.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.