terça-feira, 6 de dezembro de 2016

IMITANDO FERNANDO PESSOA Uma Ode ao século XXI


Alexandra, Beatriz e Diana
Um grupo de alunas do 12º ano quis desafiar Fernando Pessoa e pôs-se a versejar à maneira de Álvaro de Campos:
Ode ao século XXI

A ti, a mim e a nós, a esta sociedade moderna!

Ah, século XXI, tão moderno, tão virtual…

Contigo tudo é mais fácil.

Das palavras tão complexas usadas antigamente, das emoções, da felicidade, de todos aqueles sentimentos…

Agora, nada resta, basta um like!

Adeus, postais, adeus, cartas de amor!

Agora, basta um smile! Um SMS!

Já não é preciso saber escrever o bom português. Todas as palavras podem ser abreviadas, alteradas, ok?

Vivam os erros e a sua banalidade!

Com o facebook a bombar, tudo é notícia e nada é vulgar!

Poder injuriar e difamar sem ter de encarar, é mesmo isto que está na moda!

Ah, liberdade, o quanto te prezo!

Agarrada e solitária em frente ao meu portátil, tudo sei, tudo vejo. Não preciso de me cansar a pensar, basta olhar!

Adeus, biblioteca, livros pesados e aborrecidos, só preciso de navegar, copiar e colar.

Ah, século XXI, século da inteligência a larga escala em que todos sabemos de tudo, e sobre tudo opinamos!

Com as redes sociais a espalhar todas as notícias, já nem preciso de sair do conforto do meu sofá para conhecer os novos membros da família.

Até as mais recentes relações eu conheço sem ter de sair de casa!

Ah, século XXI, o que me guardas?

Compras na ponta do dedo e entregues em casa, que maravilha! Pagamento de contas sem esperar em filas intermináveis de gente mal-humorada. Que bom… que bom…

O que me falta para ser feliz?

Quase nada! No conforto da minha casa, controlo a minha vida. Já não preciso de sair para nada, nem sequer para socializar, chega-me um portátil ou telemóvel, e a fibra bem ativa!

Oh, meu século, quais serão os teus próximos presentes?

Talvez viagens e festas interativas, porque não?

Pensa bem nisso, será que vale a pena?

Trabalho realizado por: Alexandra Conde, Beatriz Lopes e Diana Bernardo, 12ºB

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.