A “diversidade” e a “complexidade” são
os fatores a ter em conta para a definição do que se deve aprender até ao 12º
ano. É isto que Guilherme de Oliveira Martins (GOM), coordenador do documento
PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA, em discussão até 13 de
março, define no Prefácio do documento como mais importante para o que os
jovens devem aprender. Diante da incerteza que hoje atravessa o mundo, GOM
apresenta como alvo uma espécie de homem ideal ou de homem “desejável”, que
possa integrar um “equilíbrio entre o conhecimento, a
compreensão, a criatividade e o sentido crítico”.
Assim, sendo a
aprendizagem aquilo que distingue o desenvolvimento do atraso, importa que a
aprendizagem esteja no centro do nosso sistema de ensino: “o aprender a
conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e a viver com os outros
e o aprender a ser”, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. Têm
assim tanta importância cada um dos dois polos: universal-singular,
global-local, tradição-modernidade, curto prazo-longo prazo,
concorrência-respeito por todos, rotina-progresso, ideias-realidade.
GOM cita Edgar Morin referindo os 7 pilares para uma
cultura de autonomia e responsabilidade: "prevenção do conhecimento contra o
erro e a ilusão; ensino de métodos que permitam ver o contexto e o conjunto, em
lugar do conhecimento fragmentado; o reconhecimento do elo indissolúvel entre
unidade e diversidade da condição humana; aprendizagem duma identidade
planetária considerando a humanidade como comunidade de destino; exigência de
apontar o inesperado e o incerto como marcas do nosso tempo; educação para a
compreensão mútua entre as pessoas, de pertenças e culturas diferentes; e
desenvolvimento de uma ética do género humano, de acordo com uma cidadania
inclusiva."
O prefácio de GOM conclui
dizendo que “um perfil de base humanista significa a consideração de uma sociedade centrada
na pessoa e na dignidade humana como valores fundamentais”.
Prefácio e documento completo em:
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