sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

FALECEU NA SEMANA PASSADA Josefa Prata, natural de Videmonte , autora de "Violeta"

     
      No dia 5 de janeiro passado faleceu Josefa Prata, com 93 anos. Josefa Prata nasceu em 1924 e frequentou a escola primária em Videmonte, tendo feito o Curso Liceal no Colégio de Nª Srª de Lurdes e em seguida o Curso do Magistério Primário na Guarda. Deu aulas nos Trinta (Guarda) e em outros locais e, depois de um período de 24 anos em Angola, regressou a Portugal em 1975, tendo-se aposentado em 1992.
     Em 2004 editou o livro "Violeta", em que recorda a sua vida escolar e diversos episódios e personagens que se cruzaram consigo ao longo da vida profissional, acrescentando também poemas, ora de recolhas ora da sua autoria. Aqui fica um poema seu, que é uma espécie de balanço de vida.

JOIA

Eu tinha uma joia rara
Entre todas a mais cara.
Por Deus me foi concedida
Era toda a minha vida.

Nem rainha, nem princesa
Jamais poderiam ter
Joia de tanta beleza
Que Deus me quis conceder. 

Mas um dia o Destino
No mais cruel desatino
A minha joia roubou
E p'ra sempre ma levou.

Chorarei amargamente,
Hoje, sempre, sempre, sempre,
A minha joia perdida
Que era toda a minha vida. 

(Foto de Josefa Prata retirada do seu livro "Violeta", de 2004)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.