terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

AEAAG ERASMUS+ DUBLIN - DIA 1 Uma equipa de professores na Irlanda






Dia Duit! From Dublin to Guarda…
A equipa de professores do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque em mobilidade na Irlanda iniciou a sua participação no curso estruturado promovido pela English Matters no âmbito do programa Erasmus+ - medida Ação Chave 1 – com vista ao conhecimento do sistema educativo irlandês, partilha de experiências, trabalho colaborativo e em rede, bem como visita e observação de aulas em várias escolas de Dublin.
A primeira sessão decorreu no passado domingo, com a apresentação de 140 professores representantes de 17 países da comunidade europeia e, pela primeira vez, com uma professora representante do Japão, levando o conceito da Europa/Erasmus+/Educação Europeia para além-fronteiras. A escala de países representados sustenta a necessidade de olhar para a educação do futuro numa dimensão cultural virada para a Europa e para o mundo.
Todos os dias, no ensino, o desafio dos professores consiste em disseminar a informação e o conhecimento sobre a forma de conteúdos, matérias e competências, no sentido de ajudar as gerações mais novas a aprender, de modo a produzir massa critica para uma vida criativa. Uma das finalidades da mobilidade dos nossos professores passa pela partilha dos conhecimentos adquiridos com os estudantes, outros professores, gestores educativos, associações de pais e encarregados de educação, agrupamentos de escolas e centros de formação de professores.
Relativamente ao sistema de ensino da República da Irlanda, este é caracterizado por 3 anos de ensino pré-escolar (3-6 anos), 6 anos de educação primária (6-12 anos), 3 anos de ensino secundário júnior (12-15 anos) e 3 anos de ensino de secundário sénior (15-18 anos). Existe a possibilidade de, entre o ciclo júnior e o sénior, existir um ano de transição para os alunos que querem desenvolver competências-chave para vida ativa. O acesso ao ensino superior está sujeito a um exame denominado Leaving Certificate Examinations.
Slán gaélico.
A equipa
AEAAG ERASMUS+ Dublin

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.