quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

ALEXANDRE LUÍS NA BMEL Ex-aluno da ESAAG veio à Guarda falar de Rui de Pina



      Alexandre Luís veio hoje, dia 22, à Guarda, à BMEL, fazer uma conferência sobre Rui de Pina. Foi às 18 horas no âmbito da programação à volta do cronista da Guarda, a que a agenda de fevereiro é dedicada. Alexandre Luís é natural de Aldeia do Bispo (Guarda) e é professor da UBI (Universidade da Beira Interior). Hoje com 47 anos, frequentou a ESAAG nos anos 80. 
      Na sua alocução Alexandre Luís lançou algumas questões à volta do trajeto biográfico e profissional de Rui de Pina, cronista geral do reino que viveu no séc. XV e início do séc. XVI. Muitas vezes aponta-se Rui de Pina como homem pouco talentoso e mesmo plagiador de outros cronistas, por exemplo, Fernão Lopes, de cujas crónicas se teria apropriado. Alexandre Luís desmistificou esta teoria, referindo que há tantas opiniões favoráveis como desfavoráveis e que a ausência de informação histórica e literária não permite conclusões perentórias. Por outro lado, culturalmente, o plágio não era alvo de grande escrutínio e crítica no séc. XV.
      Que o estilo de Rui de Pina é de maior simplicidade na construção frásica, isso é verdade, no que se distingue do grandioso Fernão Lopes. Mas a autenticidade de um homem que sempre esteve ligado aos círculos do poder nos reinados de D. João II, D. Manuel I e D. João III, como cronista-geral do reino, permite alguma credibilidade naquilo que escreve, nomeadamente nas crónicas relativas a estes reinados. Por outro lado, trata-se de crónicas em que a perspetiva de quem escreve é de servir quem lhe paga, notando-se portanto a perspetiva régia muito clara. O esforço de autenticidade leva por outro lado Rui de Pina a falar só do que sabe, não se metendo por exemplo em crónicas dos Descobrimentos. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.