Dia Duit! From Dublin to Guarda…
A organização escolar e o
funcionamento de uma instituição podem assumir uma importância preponderante no
ambiente educativo da Escola. A equipa de professores do Agrupamento de Escolas
Afonso de Albuquerque, em mobilidade na Irlanda, teve a oportunidade de
contactar com a organização de uma instituição irlandesa que desperta a
reflexão. Não sendo necessariamente uma comparação com a nossa instituição, é
certo que a organização observada revela algumas curiosidades e, quem sabe, um
caminho de oportunidades.
No nível secundário júnior –
correspondente ao 3.º ciclo do ensino secundário – a estrutura curricular dá
origem a dias com 9 tempos letivos, sendo que, num deles (quarta-feira), o
período da tarde corresponde a um período livre para atividades do interesse
dos alunos e das famílias. O dia tem início com uma preparação das atividades
letivas – 10 minutos – às 8h45. As atividades letivas têm formalmente início às
8h55 com um bloco de 3 tempos letivos de 40 minutos por cada bloco. Existem 3
blocos de atividades letivas ao longo do dia. Às 10h55 é realizada uma pausa
entre blocos com a duração de 15 minutos. Entre o 2.º e o 3.º bloco de
atividades, existe uma pausa maior com a duração de 30 minutos destinada ao
almoço, que se realiza na escola para todos os alunos. De salientar os hábitos
culturais da Irlanda relacionados com as refeições diárias e a forma como é
encarado o “almoço”. As atividades letivas terminam às 15h40 para todos os
alunos. Esta organização permite a realização de 42 tempos semanais de
atividades letivas.
A facilitar este tipo de
organização está a distribuição de salas e os fluxos de circulação. Entre os
tempos de atividades letivas, os alunos deslocam-se, em silêncio, não existindo
funcionários nos corredores, enquanto os professores se mantêm nas salas. O
horário dos alunos inclui ensino das línguas – que pode ocorrer em tempos
consecutivos -, formação nas áreas da gestão da carreira e do “business”, assim
como, o desenvolvimento da numeracia e da literacia com passagem semanal
obrigatória pela biblioteca da escola.
Esta organização é enriquecida por
uma cultura de escola que promove a difusão dos valores fundamentais da
sociedade, a atitude positiva e transformadora do quotidiano, o reconhecimento
e o sentido de pertença da comunidade educativa. O reconhecimento é
consubstanciado pela promoção de imagens que constituem e representam a “vida”
da escola. Esta “recompensa” reforça e sentimento
de pertença da comunidade em relação à Escola, encarando-a como sua…
como uma extensão de si!
Slán
gaélico.
A equipa
AEAAG ERASMUS+ Dublin
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