quinta-feira, 1 de março de 2018

AEAAG - ERASMUS+DUBLIN - DIA 3 Uma cultura de escola diferente da nossa







Dia Duit! From Dublin to Guarda…
A organização escolar e o funcionamento de uma instituição podem assumir uma importância preponderante no ambiente educativo da Escola. A equipa de professores do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, em mobilidade na Irlanda, teve a oportunidade de contactar com a organização de uma instituição irlandesa que desperta a reflexão. Não sendo necessariamente uma comparação com a nossa instituição, é certo que a organização observada revela algumas curiosidades e, quem sabe, um caminho de oportunidades.
No nível secundário júnior – correspondente ao 3.º ciclo do ensino secundário – a estrutura curricular dá origem a dias com 9 tempos letivos, sendo que, num deles (quarta-feira), o período da tarde corresponde a um período livre para atividades do interesse dos alunos e das famílias. O dia tem início com uma preparação das atividades letivas – 10 minutos – às 8h45. As atividades letivas têm formalmente início às 8h55 com um bloco de 3 tempos letivos de 40 minutos por cada bloco. Existem 3 blocos de atividades letivas ao longo do dia. Às 10h55 é realizada uma pausa entre blocos com a duração de 15 minutos. Entre o 2.º e o 3.º bloco de atividades, existe uma pausa maior com a duração de 30 minutos destinada ao almoço, que se realiza na escola para todos os alunos. De salientar os hábitos culturais da Irlanda relacionados com as refeições diárias e a forma como é encarado o “almoço”. As atividades letivas terminam às 15h40 para todos os alunos. Esta organização permite a realização de 42 tempos semanais de atividades letivas.
A facilitar este tipo de organização está a distribuição de salas e os fluxos de circulação. Entre os tempos de atividades letivas, os alunos deslocam-se, em silêncio, não existindo funcionários nos corredores, enquanto os professores se mantêm nas salas. O horário dos alunos inclui ensino das línguas – que pode ocorrer em tempos consecutivos -, formação nas áreas da gestão da carreira e do “business”, assim como, o desenvolvimento da numeracia e da literacia com passagem semanal obrigatória pela biblioteca da escola.
Esta organização é enriquecida por uma cultura de escola que promove a difusão dos valores fundamentais da sociedade, a atitude positiva e transformadora do quotidiano, o reconhecimento e o sentido de pertença da comunidade educativa. O reconhecimento é consubstanciado pela promoção de imagens que constituem e representam a “vida” da escola. Esta “recompensa” reforça e sentimento de pertença da comunidade em relação à Escola, encarando-a como sua… como uma extensão de si!
Slán gaélico. 
A equipa
AEAAG ERASMUS+ Dublin

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.