segunda-feira, 11 de junho de 2018

LANÇAMENTO DIA 16 NA BMEL Natércia Monteiro falou com o EXPRESSÃO sobre a obra MUROS




Natércia Monteiro, professora de Inglês da ESAAG, com 50 anos, lança este sábado,dia 16 de junho, às 16 horas, na BMEL, a obra "Muros - Contos e Sabores da Aldeia". Para conhecermos melhor a obra, fomos falar com a autora.

Qual é o tema desta obra? Porque lhe deu o título MUROS?
Esta obra versa sobretudo sobre os laços de Amor e Amizade estabelecidos num local muitíssimo especial. Ao mesmo tempo é revelado muito sobre esse ambiente, não se descurando toda a envolvência no espaço e no tempo. É também uma homenagem às minhas origens e a todos os que participaram no meu processo de crescimento.
O titulo MUROS surgiu muito naturalmente. Na aldeia de Monsanto a pedra é o elemento preponderante na paisagem e com ela se constroem muros. Na minha vida nesta aldeia onde eu passava as minhas férias havia sempre um muro, onde eu me sentava e via ou fazia a vida acontecer...

É Monsanto o centro do texto? 
Sim, Monsanto é o centro do texto, especialmente enquanto ponto de encontro da família e dos amigos, enquanto local que promove e testemunha o mais importante que há nesta vida, a relação entre as pessoas.
Monsanto é único e mágico! Ali paramos no tempo, as nossas necessidades parecem de repente ficar estritamente ligadas à natureza. Não cabe numas meras linhas a explicação do que se sente ao respirar o ar, ao olhar a paisagem e ao experienciar todos os pormenores  que se prendem com o local. É também uma aldeia de grande riqueza histórica, como aliás tem sido reconhecido amiúde.


Podemos chamar-lhe um livro de memórias ou um livro autobiográfico?
De Memórias.  Em primeiro lugar, eu não fiz algo de tão extraordinário assim que me leve a escrever uma autobiografia, em segundo, aquilo de que falo prende-se com memórias individuais mas também coletivas, por vezes até com a minha memória sobre as memórias de alguém.

É a sua primeira experiência de escrita? O que tinha escrito até agora?
É o primeiro livro que escrevo. Até então escrevi apenas cartas, bilhetes, dedicatórias... e pelo meio anotei alguns pensamentos, reflexões sobre a vida, sobre momentos e sentimentos. Papéis que tenho na gaveta.

Que lugar tem a escrita na sua vida? Anda a escrever alguma coisa?
Sem dúvida que a escrita tem um lugar importante na minha vida. Sempre gostei de escrever, adorava fazer as redações que me pediam na escola. Sobretudo sinto que é um processo de autorreflexão, é um desabafo, é comunicação e também é criatividade. Ando a escrever algo... mas é surpresa.

Quem vai apresentar a obra no dia 16?
Três pessoas especiais na minha vida. Sara Oliveira, que é minha prima e que foi acompanhando o processo de escrita. A Sara  conhece tão bem esta aldeia quanto eu. Maria Manuel Polme, professora de Português, minha amiga de longa data e revisora deste livro. Inês Monteiro, a minha irmã, que está por dentro de todos os pormenores que envolveram este processo e que é um dos testemunhos mais jovens dos dias aqui representados.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.