sábado, 20 de outubro de 2018

E-MANUAIS NOS TELEMÓVEIS Adelaide Mariano fala da experiência que começou em Santa Clara


Adelaide Mariano, professora bibliotecária na Escola de Santa Clara, coordenou nesta Escola a instalação dos e-manuais nos telemóveis dos alunos do 5º e 6º anos. Fomos junto dela saber como decorreu a preparação dos alunos para trabalharem com os e-manuais.  

Como surge a ativação dos e-manuais na Escola de Santa Clara?
Esta atividade surgiu no âmbito da problemática do “peso das mochilas”. É nossa preocupação constante o peso das mochilas dos nossos meninos. Muitos livros, cadernos e bens pessoais fazem com que as mochilas pesem muitas vezes mais de 5 quilos ou até mais. No entanto, o peso da mochila não deverá ultrapassar 10% do peso do aluno, ou seja, uma criança de 25 quilos não deveria carregar mais de 2,5 quilos em livros e material. Temos consciência de que atualmente é preciso tomar medidas para prevenir problemas de coluna mais tarde.

 
A quem se destina este programa?
Este programa destina-se a todos os alunos até ao 6º ano, isto é, se falarmos da ativação gratuita dos e-manuais, claro. A iniciativa partiu do Ministério de Educação em parceria com as editoras.
O que se pretende em concreto?
Pretende-se reduzir o peso das mochilas e sensibilizar os nossos alunos para o uso das tecnologias na educação. Acreditamos, ainda, que esta é mais uma etapa de mudança em que as competências para o séc. XXI obrigam à redefinição do perfil do aluno. Com esta medida, há um convergir de interesses entre professores, alunos, Encarregados de Educação e Governo. Os professores querem que os alunos aprendam e se envolvam nas matérias e os alunos querem usar a tecnologia. Os pais pretendem que os filhos aprendam e querem estar descansados com o uso que é dado à tecnologia. O Governo pretende que a tecnologia entre definitivamente na educação. 
É igual lidar com os manuais em papel ou com os e-manuais?
Para quem usa as tecnologias diariamente, é praticamente o mesmo, mas para quem não as utiliza com frequência não é bem a mesma coisa. No entanto, depois de se habituarem a utilizar o e-manual, fá-lo-ão com muita facilidade. O Smart Book é um livro inteligente que propõe um novo conceito de estudo, ao transformar o livro escolar em algo mais. Em cada dupla página do manual em formato digital podem ser encontrados recursos em contexto, tais como vídeos, áudios, interatividades, tutoriais, entre outros, que ajudam a esclarecer dúvidas e a complementar a aprendizagem de forma mais divertida.
Quais estão a ser as primeiras reações dos alunos?
Aderiram com muito entusiasmo. Agora vemos nos intervalos e na biblioteca os meninos a usarem a aplicação. Sabem que é uma forma de poderem usar o telemóvel e depois a aplicação e entusiasmam-se.
É previsível que o programa se possa estender a outros anos nos próximos anos?
Tenho quase a certeza que sim. É uma medida que tem muitas vantagens. Os livros podem ficar na escola, nos cacifos da escola, para o dia seguinte. Em casa usam O Smart Book para estudar e fazer os trabalhos de casa. As mochilas são transportadas com muito mais facilidade e as costas “agradecem”. As tecnologias passam a ser vistas desde cedo como uma ferramenta muito útil para a educação e a procura do conhecimento.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.