domingo, 10 de março de 2019

PRÉMIO EXPRESSÃO VOX POPULI O 2º prémio na modalidade de Texto (Gabriela Gomes)

Texto 2º classificado
Gabriela Gomes (12º A)
"Dar sem receber"

A sociedade procura que a população em geral, mas mais especificamente os jovens, desenvolvam espírito crítico, que se tornem ambiciosos e que mais tarde, após alguns anos no mundo do trabalho, se sintam realizados. Embora pareça ser um bom plano, a ideia de dar sem receber não aparenta constar neste panorama.
Voluntariado é trabalho de graça, quem o faz não está (ou pelo menos não deveria estar) à espera de uma recompensa monetária. Mas, para mim, o voluntariado vai muito para alem disso. Uma pessoa que dedica o seu tempo a este tipo de atividades deve ir com a mente aberta a novas experiências, deve ir com espírito de amizade/ ajuda ao próximo. Fazer voluntariado significa (numa perspetiva mais pessoal) estar num local de livre vontade, por iniciativa própria e estar disposto a ser útil. Este ambiente de amizade, partilha e sobretudo de amor ao próximo já fornece imenso!
É importante que se tenha ambição e se procure a realização pessoal, mas estes dois termos não têm que estar intimamente relacionados com a busca de prémios em tudo o que fazemos. É essencial parar para nos perguntarmos: “Será que ser ambicioso é não dar o meu tempo de graça?”, “Serei realizado ao saber que tudo o que fiz foi por dinheiro?”.
A ambição pode existir em múltiplos horizontes, podemos ambicionar ser milionários. Porém também podemos ambicionar ser felizes, podemos ambicionar ser reconhecidos e prestáveis. O facto de usarmos o nosso tempo a fazer os outros felizes e a lutar por aquilo em que acreditamos na sua verdadeira forma é que faz com que isto tenha algum sentido. A verdadeira ambição é sonhar com o bem comum e com um progresso sustentável.
Portugal e o mundo todos temos que abrir os olhos: quem faz voluntariado ou outro tipo de atividade não remunerada não quer dizer que sejam pessoas com imenso tempo livre. Orientam as suas vidas e trabalhos de forma a poderem dispensar alguns momentos a ajudar quem precisa.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.