sexta-feira, 24 de maio de 2019

RESPOSTAS DE ALINA LOURO Grupo da ESAAG viaja esta noite para São Tomé e Príncipe


Da esquerda para a direita: Sebastião Miranda,
Alina Louro, Juliana Amaral e Pedro Tavares

A professora Alina Louro e os alunos Juliana Amaral, Pedro Tavares e Sebastião Miranda viajam esta noite de sexta-feira para Lisboa, onde apanharão o avião para a Ilha do Príncipe. Este grupo da ESAAG venceu o projeto “Eddington e o peso da luz”, nos 100 anos da teoria da relatividade. O regresso está marcado para o dia 31 de maio. Alina Louro respondeu a algumas perguntas do Blogue EXPRESSÃO.

Como surge esta deslocação a São Tomé e Príncipe?
Esta deslocação é o resultado de um prémio ganho com o Projeto “Eddington e o Peso da Luz”, um Projeto internacional que visa a participação de Portugal nas Comemorações dos 100 anos da Teoria da Relatividade. Essas Comemorações acontecem no Príncipe e nós vamos para lá. Connosco viaja à Dra. Ana Noronha, responsável pelo Ciência Viva em Portugal, e dois jornalistas. Estamos preparados para uma grande expedição científica e uma grande viagem. No dia 29 de maio, o grande dia, o Sr. Presidente da República Portuguesa estará connosco no evento.
Qual o programa das visitas?
É um Programa exaustivo e ambicioso. Vamos ter Palestras, Sessões de Trabalho Experimental, Visitas a Escolas, Debates, Observações nocturnas e um Programa cultural com imensos pormenores políticos. No meio há almoços e jantares em lugares mediáticos. Também vamos assistir a eventos musicais e paradas militares. É difícil resumir um Programa tão longo e diversificado. 
Que expectativas levam para estes dias?
Imensas mas, também, algumas preocupações. Só vamos estar uma noite em S. Tomé porque o evento ocorre na ilha do Príncipe, muito mais pequena e com poucos recursos. Viajamos de barco de S. Tomé para o Príncipe ...são 10 h... tão próximos do Equador. A bordo vamos fazer várias atividades promovidas pela marinha portuguesa e pela Ciência Viva. No regresso a viagem do Príncipe para S. Tomé já será de avião, o que me tranquiliza. Sei que tem havido falhas de energia no Príncipe... podemos ficar sem telemóveis e Internet. Até pode ser bom mas também me preocupa. Contudo, estou pronta para a aventura e para viver este grande desafio. Planeámos bem esta viagem e esperamos que corra bem. Viajar para África é muito diferente de viajar para a Europa: em África estaremos perante situações inesperadas e desafiantes. Mais uma vez, vamos ter de superar esta prova.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.