quinta-feira, 13 de junho de 2019

EVA COELHO PRAZERES Uma pintora de 12 anos a expor em Santa Clara deu-nos uma entrevista











Numa conversa informal com a Eva Coelho Prazeres, aluna do 6º A, ficámos a saber que ela gosta de pintar, tem vários quadros e participa em exposições. Apesar de a mãe ser professora de Expressão Plástica no IPG, ela não desenha para imitar a mãe. Gosta de criar os seus próprios desenhos. Às vezes vê coisas da mãe que acha engraçadas mas ela acrescenta-lhe sempre coisas novas para ficarem “bem”.
Convidámo-la a expor na escola para os colegas e comunidade escolar. A Eva aceitou este desafio e os seus quadros, acabadinhos de chegar de uma exposição no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, estão agora expostos no átrio da Escola de Santa Clara. Eva é boa aluna, gosta mais de Inglês e Ciências e gosta menos de Matemática porque às vezes diz que sente dificuldades que, pelo que percebemos, são muito poucas. Hoje, fomos conhecer o lado artístico da Eva e encontrámos uma pequena artista e uma pessoa fascinante…

Quando e como começaste a pintar?
Desde criança que sempre tive o gosto pelo desenho e a minha mãe sempre me incentivou a fazê-lo.
A pintura para ti é um passatempo ou vai para além disso?
Pinto por passatempo sim, mas às vezes vai para além disso porque há desenhos que se tornam muito importantes para mim e quando os mostro eles têm muito sucesso e esses eu desenhei quando estava muito feliz. Às vezes sinto que desenhar se pode tornar a minha profissão.
Engraçado, disseste que quando pintavas esses desenhos de sucesso, estavas feliz… 
Sim, eu quando estou triste, só desenho rascunhos… esboços.
Os quadros que fazem parte da exposição patente no átrio são rostos. Só pintas rostos ou tens outro tipo de pintura?
Pinto de tudo em geral. Tenho um conjunto deles que são rostos de mulheres e outro conjunto que são animais.
Escolhes pessoas reais para te inspirares ou não? E os animais? 
Às vezes, mas é raro. Os meus desenhos surgem livremente. Eu deixo o desenho acontecer. Eu até tenho um gatinho mas os meus quadros são de animais selvagens.
Que materiais usas para pintar? 
Pinto sobretudo a caneta, uni Posca, pintura acrílica. Às vezes uso coisas da minha mãe, mas tenho os meus próprios materiais.
E tens um espaço próprio para pintar ou pintas em qualquer lugar?
Eu pinto sobretudo na sala de estar, é lá que tenho tudo.
Eva, já pensaste na profissão que gostarias de ter no futuro?
Ainda é muito cedo mas gostaria de ser pintora ou ir para a área da medicina (cirurgia).
Com 12 anos já participaste em várias exposições. Tens alguma próxima prevista?
Por acaso já. Uma amiga da minha mãe já pediu para expormos na escola da Sé. Estamos a planear essa exposição.
Eva, estás disponível para exposições futuras no nosso agrupamento, mesmo que não continues nossa aluna?
Sim, claro, com muito gosto!
Então até breve…
(Texto inicial e recolha de testemunho da professora Adelaide Mariano)


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.