A ideia de bilinguismo na
aprendizagem escolar desenvolve-se em Portugal desde há alguns anos em regime
de experiência e desde 2016/17 no Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI) centrado
no Inglês a partir do ensino pré-escolar. Pretende-se o quê? Ir integrando o
Inglês nos currículos como segunda língua, lecionando os conteúdos curriculares
simultaneamente em português língua materna e inglês língua segunda, de forma a preparar melhor os alunos para o futuro.
O programa prevê um número de horas
semanais no currículo em modalidade de
bilinguismo, nomeadamente 20% no pré-escolar (5 horas), 31-36% no 1º ciclo (7-9
horas), 30-37% no 2º ciclo (9-10 horas) e 33-40% no 3º ciclo (11-12 horas).
O programa prevê um processo de
formação de professores e educadores de forma a que tudo possa decorrer na
maior normalidade. O programa deve preferencialmente iniciar-se no pré-escolar
em uma ou duas turmas, avançando depois para os outros ciclos e alargando a sua
base à medida que o programa ganha confiança e demonstre resultados.
A candidatura 2019/20 já acabou a
16 de agosto. Embora não haja candidatura do AEAAG, ela poderá ser preparada de
forma a que as condições estejam reunidas para próximos anos. Lembre-se também
que o AEAAG continua a desenvolver na ESAAG o SELF, programa de Língua Francesa
com idênticos objetivos mas apenas aplicado ao 3º ciclo. Em 2018/19 só 4 escolas da região centro estavam no programa Escolas Bilingues em Inglês: AE Gardunha e Xisto (Fundão), AE José Estêvão (Aveiro), AE Marinha
Grande Poente e AE de Arganil.
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