sexta-feira, 30 de agosto de 2019

EDUCAÇÃO E MEDIA EM AGOSTO (30) Ensinar a História para cultivar o entendimento entre povos



O ensino da História nas escolas continua na ordem do dia e é repetidas vezes temas de trabalhos e estudos do Conselho da Europa, instituição que zela pela defesa dos direitos humanos e da paz no velho continente. O papel importante do ensino da História na prossecução dos objetivos de paz e de entendimento pós-conflito em certas zonas da Europa traz à sua volta “os conceitos-chave de democracia, diversidade, multiperspetiva e inclusão”.
Recentemente duas novas publicações vieram a lume. A primeira publicação Quality history education in the21st century - Principles and guidelines  estabelece os 8 princípios a respeitar pelas escolas no ensino da História e na formação a dar aos professores. A segunda publicação Shared histories for a Europewithout dividing lines, aponta os focos para a sensibilização para o património histórico comum dos Estados membros; a contribuição para a prevenção de conflitos e para os processos de reconciliação através de um melhor conhecimento das interações e convergências históricas; a divulgação das recomendações do Livro Branco para o Diálogo Intercultural (“Living together as equals in dignity”) aprovado pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa em 2008.
Aplicando à nossa realidade: como poderia ser o ensino da nossa história se abdicássemos de algum nacionalismo e aprendêssemos a dialogar com a visão que os espanhóis têm da nossa história? E a História dos Descobrimentos, como é ela vista por aqueles que foram “descobertos”?
Aqui fica um esquema dos tais 8 princípios.



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