sábado, 12 de outubro de 2019

31 VEZES SOPHIA (6) Sophia comia rosas


Numa entrevista a José Carlos de Vasconcelos Sophia de Mello Breyner Andsresen explicou porque é que num dos seus primeiros poemas ela refere que chegou a desfolhar e comer pétalas de rosa. O poema é este, de 1947:
As rosas
Quando à noite desfolho e trinco as rosas
É como se prendesse entre os meus dentes
Todo o luar das noites transparentes,
Todo o fulgor das tardes luminosas,
O vento bailador das Primaveras,
A doçura amarga dos poentes,
E a exaltação de todas as esperas.
                    in Dia do Mar, 1947
Eis a resposta a José Carlos de Vasconcelos:
“Sabe, se quer que lhe diga, do que eu me lembro bem, e para mim o que é importante, é os sítios onde escrevi, as situações em que escrevi. Há um poema que diz: «Quando à noite desfolho e trinco as rosas». Isto é absolutamente verdade: eu ia para o jardim da minha avó colher rosas, a minha avó já tinha morrido e era um jardim semi-abandonado, colhia camélias no Inverno e rosas na Primavera. Trazia imensas rosas para casa, havia sempre uma grande jarra cheia delas em frente da janela, no meu quarto. E depois eu desfolhava e comia as rosas, mastigava-as... No fundo era a tentativa de captar qualquer coisa a que só posso chamar a alegria do universo, qualquer coisa que floresce.”.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.