quarta-feira, 25 de março de 2020

LEITURAS CONTRA A CRISE (12) Guarda, mais alta, mais forte, mais além


É o livro da Associação de Antigos Estudantes da Guarda e foi publicado no passado mês de dezembro de 2019. Trata-se de um volume coordenado por Nelson de Almeida Nave e com contribuições de 21 ex-alunos da Guarda, entre os quais António Agostinho Homem, Aurora Madaleno, Carlos Barroco Esperança, Cunha Simões, José Ferraz Alçada e Luís Mário Cunha.
      São sobretudo impressões de vida de alunos que frequentaram as escolas da Guarda nos anos 40, 50 e 60 do século passado e percorreram as respetivas ruas e em que a emoção e a saudade são o que mais encanta nos seus textos. A nostalgia dos tempos da juventude e de uma certa "irresponsabilidade" e rebeldia perpassa nestas cerca de 200 páginas. E assim aparecem as referências ao Reitor Bonito Perfeito, aos professores Ezequiel Mendonça, Martins Madaleno, Manuel Rabaça, Ferreirinha, Vilhena, Pechincha, Carlos Costa, etc.
     O livro está à venda nas livrarias e quiosques da Guarda e lê-se num instante porque as histórias são delirantes. Os tempos eram mais perigosos, o meio muito mais atrasado, os ares mais limpos e as brincadeiras mais genuínas. E havia neve, muita neve. Leiam, meninos, mas não se inspirem nas partidas dos anos 50. “Eles” exageravam um pouco!

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.