quarta-feira, 15 de abril de 2020

LEITURAS CONTRA a CRISE (27) Mágoas da escola, de Daniel Pennac




Mágoas da Escola é um livro do ultrapremiado escritor francês Daniel Pennac, que reconstitui como foi a sua difícil relação com a escola. Um protagonista que acabou por ser professor e adorar a sua profissão, abraçando também a missão de escritor. Pennac teve o prémio Renaudot 2007 com este livro mas insistiu por várias vezes na tecla da escola em outros livros (por exemplo, a série Kamo e Esses senhores, os meninos). Também a saga Malaussène (em vários livros) vai tocando constantemente o tema da educação.
Como é que o herói se começou a desembaraçar daquilo que o moía na escola? Oiçam:
“Depois surgiu o meu primeiro salvador.
Um professor de francês.
No nono ano.
Que viu em mim o que eu era: um efabulador sincero e alegremente suicida.
Surpreendido, sem dúvida, pela minha capacidade de inventar desculpas cada vez mais imaginativas para as minhas lições não estudadas, ou para os meus trabalhos de casa por fazer, decidiu dispensar-me das dissertações e encomendar-me um romance. Um romance que teria de ser redigido ao longo do período, à razão de um capítulo por semana. Tema livre, mas obrigação de entregar o trabalho sem erros de ortografia, “uma maneira de elevar o nível da crítica”".
Leiam.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.