quarta-feira, 22 de abril de 2020

SITES PARA APRENDER (20) O site da Associação Portuguesa do Sono




O site da Associação Portuguesa do Sono traz-nos recomendações essenciais na situação de confinamento que vivemos. Sabia que os especialistas aconselham os adultos a utilizar um “Vitinho” (lembram-se?) para assinalar a hora de deitar? Como para as crianças? E porque não? Se tivermos uma rotina certa de sono, com horas certas para deitar, é mais provável que o sono seja melhor e que depois funcionemos melhor em vigília.
Em situação de pandemia não convém mesmo que confundamos a noite com o dia. Assim, convém tirar o pijama e vestir roupa de sair à rua; apanhar sol à janela, na varanda ou no quintal; tomar no máximo dois cafés, sendo o último a seguir ao almoço; evite também estar com telemóveis ou outros ecrãs antes de deitar; etc., etc.
Estas e outras recomendações podemos colhê-las neste belo site onde também temos acesso a notícias, a documentação variada sobre problemas do sono (ex. ressonar; apneia do sono, sono na condução). Claro, também há links para muitas páginas nacionais e estrangeiras dedicadas a este tema.
Outro site português dedicado ao assunto é o isleep.pt da especialista Teresa Paiva que criou o Centro do Sono. Neste site aparecem muitas entrevistas, conselhos dos especialistas, análise de fenómenos como os sonhos e os pesadelos, o fenómeno do trabalho por turnos, a influência dos ecrãs. Em linguagem simples, sempre. Vamos aprender mais sobre o sono? (Imagem ecycle.com.br)

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.