quarta-feira, 29 de abril de 2020

SOMOS LIVROS, SOMOS LIVRES (5) As duas últimas leituras


O Dia Mundial do Livro (23 de abril) levou os alunos do 11º C a escrever sobre as suas leituras, no âmbito da atividade “Somos Livros, somos livres” dinamizada no âmbito da disciplina de Filosofia. Aqui ficam as duas últimas leituras. Vamos lá experimentar.

Ana Catarina
Foi sem querer que te quis de Raul Minh' Alma
Escolhi este livro, pois transmite uma mensagem simplesmente linda e pura que redefine o verdadeiro significado daquilo que é amar alguém, mas acima de tudo aquilo que é ter amor-próprio. É uma história extremamente comovente que nos leva a ver que a vida é feita de altos e baixos, como uma montanha russa. Por vezes estamos no topo e de repente batemos no fundo... no entanto devemos sempre ter coragem, enfrentar os problemas e nunca desistir.
Confesso que a parte final da história foi surpreendente pois todos achamos que sabemos como o livro vai terminar mas o final é totalmente inesperado e deixou-me claramente a pensar: mas que final foi este? É uma história tão bem escrita que nem me apercebi do que tinha realmente acontecido mas, revelado o mistério, faz muito sentido e emocionou-me bastante.

Ivo Pinela
Filhos da Droga, de Christiane F.
Este livro fala de um testemunho ou relatos de uma adolescente chamada Christiane, que aos 13 anos entrou no caminho das drogas. O que eu acho mais impressionante é a forma como nos chama a atenção para as relações familiares deformadas, a importância da passagem da infância para a  adolescência e ,talvez ainda, da falta de orientação dos adolescentes retratados na personagem principal.
Com este livro podemos aprender muito, não apenas sobre a droga e o desespero, mas também sobre a deterioração do mundo de hoje.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.