quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ENTREVISTA COM AMÉLIA FERNANDES Esclarecimentos sobre a abertura das aulas amanhã


O Blogue EXPRESSÃO falou esta tarde com a Diretora do AEAAG, Amélia Fernandes, a propósito do arranque do ano letivo amanhã, dia 17 de setembro.  Eis a conversa resumida por tópicos:
ESPAÇOS
Os espaços das escolas do AEAAG têm em geral as condições suficientes para as atividades letivas, em termos das salas em que os alunos estão dispostos. Será possível pois manter as distâncias mínimas (1 metro). No caso do 10º ano, em que as turmas estão todas à volta dos 28 alunos, o número de turmas é de 7, conforme previa a Rede Escolar, não tendo sido possível abrir mais uma turma, como foi solicitado.
MÁSCARA E HIGIENIZAÇÃO
Todos os alunos são obrigados a usar máscara a partir do 5º ano. À entrada de cada sala de aula e da Biblioteca devem higienizar-se as mãos. Um conjunto de 3 máscaras laváveis por período vai ser entregue amanhã a cada aluno pelo Diretor de Turma.
HORÁRIOS E INTERVALOS
Os horários a partir do 5º ano têm apenas um intervalo de 15 minutos a meio da manhã. Nos horários do 3º ciclo e do ensino secundário o intervalo de 15 minutos é desfasado para evitar concentrações de alunos. Da parte da tarde, não haverá intervalos, conforme decisão do Conselho Pedagógico, o que exigirá alguma “ginástica” no funcionamento das aulas quando se tratar da transição entre aulas, da hora do lanche ou das idas à casa de banho. A concentração dos horários visa libertar o mais cedo possível os alunos ao fim de um período de aulas, mantendo a hora de saída anterior (17h15). Para evitar ajuntamentos no salão o jardim interior estará também disponível para os alunos passarem algum tempo livre.
SUBSTITUIÇÕES
As faltas eventuais dos professores dão origem às substituições, que em geral vão decorrer no espaço da aula por impossibilidade de prever espaços em que os alunos estejam sem estarem em proximidade.
EDUCAÇÃO FÍSICA
O Grupo de Educação Física tem preparado um plano de contingência que levará a uma circulação fácil dentro dos espaços, limitando o número de utentes em cada espaço. Evidentemente, no início e final das aulas de Educ. Física, os alunos gastarão algum tempo na transição entre o exterior, os balneários e os campos de jogos ou práticas desportivas, podendo isso ser causa de desfasamentos na chegada às aulas.
BAR
Embora não esteja ainda operacional, o sistema GIAE vai estar preparado nos próximos dias para que os utentes do serviço possam adquirir senhas de bar pela Internet sem terem de ir para a fila. Isso poderá facilitar o serviço de bar.
CANTINA
A cantina está disposta para os alunos terem as refeições nas condições consideradas seguras, devendo os Diretores de Turma, em coordenação com os pais, levar os filhos a utilizarem a cantina no momento mais apropriado do intervalo do almoço. Esse assunto será discutido com os pais nas reuniões dos dias 17, 18 e 21 de setembro. Os serviços de take-away não estão logo disponíveis no 1º dia mas a procura nos primeiros dias, segundo vontade expressa dos pais, é que determinará a operacionalização do serviço. Os alunos poderão mesmo levar o almoço e comer em casa.
CASOS COVID
Os circuitos a respeitar em casos considerados suspeitos de COVID foram já objeto de informação em março e maio passados (plano de contingência) mas voltarão agora a ser objeto de informação complementar junto de professores e funcionários neste início de ano.
RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGENS
Os Departamentos e depois os Conselhos de Turma apresentaram os seus Planos de Recuperação de Aprendizagens, centrando-se nas aprendizagens estruturantes e apontando para os alunos mais em risco. A avaliação formativa / diagnóstica no início do ano dará algumas pistas de quem poderá precisar de maior ajuda.
     TRANSPORTES
    A Câmara assegura transportes que permitem aos alunos não ter de esperar várias horas para regressar a casa.
    OBRAS
    As atuais obras na Av. Dr. Afonso Costa vão dificultar o acesso dos professores, funcionários e alunos durante algum tempo. No entanto vai ser possível manter abertos o portão da Av. Dr. Afonso Costa (entrada principal) e os dois portões da Rua Com. Salvador do Nascimento, reforçando a presença de funcionários nessa zona.

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