As aulas de Educação Física vão retomar a 17 de setembro no AEAAG mas a
sua realização em regime presencial obrigou a algumas Orientações da
Direção-Geral da Educação. Na verdade esta disciplina foi uma das mais afetadas
pelo ensino à distância no período de março a junho deste ano. O que preveem as
Orientações?
1.Devem ser privilegiados os espaços exteriores para a prática de Educação
Física.
2.A prática física dos alunos deve ser sobretudo a nível individual,
evitando-se tanto quanto possível os desportos coletivos. Deve ser guardado o distanciamento
físico de cerca de 3 metros entre alunos.
3.Caso haja passagem ao regime misto (com aulas presenciais e não
presenciais) a Educação Física deve ter prioridade para ter aulas presenciais.
4.Deve-se evitar a partilha de material e, se vários alunos utilizarem o
mesmo material, ele deve ser higienizado entre cada utilização por diferentes
alunos.
5.Como nas outras disciplinas, devem ser identificadas as aprendizagens
que carecem de recuperação e consolidação no início do ano escolar. Devem
também ser identificados os alunos que têm mais dificuldades nas áreas
trabalhadas de março a junho no E@D.
6.Os espaços de Educação Física devem ser adaptados em termos de
equipamentos de forma a permitir o distanciamento físico.
7.É de aconselhar a colocação pelas escolas de marcas nos espaços para
assegurar distanciamento, bem como, se possível, preconizar a circulação num
único sentido.
8.Ventilação entre aulas, limpeza e manutenção adequadas dos espaços e
equipamentos são fundamentais nesta fase.
9.Mantendo algum ecletismo de atividades (desejável), convém privilegiar
as atividades que permitam respeitar as regras de segurança, desenvolvendo
preferencialmente atividades individuais ou em grupos reduzidos.
10.Devem manter-se atividades nas três áreas preconizadas: Atividades
Físicas, Aptidão Física e Conhecimentos.
11.As aprendizagens na área dos Conhecimentos podem ser desenvolvidas em
trabalho autónomo ou online (eventualmente nos casos de ensino misto ou não
presencial).
12.A organização dos materiais deve prever rotinas de manuseamento e higienização
do conhecimento de quem as deve implementar (por exemplo, alunos e assistentes
operacionais). Isto aplica-se a estruturas fixas, mas também a bolas, raquetas,
volantes, objetos gímnicos, pegas de equipamentos, etc.
13.É obrigatório o uso da máscara para os alunos na entrada e saída das
instalações, não no exercício físico. Os professores só podem tirar a máscara
quando a atividade que o professor faça implique realização de exercício
físico. Os assistentes operacionais usam sempre a máscara.
14.A competência motora dos alunos deve ser uma meta fundamental através
da melhoria das habilidades motoras básicas.
15.O Desporto Escolar não para mas avança apenas em forma de treinos,
garantindo o distanciamento físico de três metros entre alunos.
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