sábado, 5 de setembro de 2020

ORIENTAÇÕES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA Distanciamento o maior possível



As aulas de Educação Física vão retomar a 17 de setembro no AEAAG mas a sua realização em regime presencial obrigou a algumas Orientações da Direção-Geral da Educação. Na verdade esta disciplina foi uma das mais afetadas pelo ensino à distância no período de março a junho deste ano. O que preveem as Orientações?
1.Devem ser privilegiados os espaços exteriores para a prática de Educação Física.
2.A prática física dos alunos deve ser sobretudo a nível individual, evitando-se tanto quanto possível os desportos coletivos. Deve ser guardado o distanciamento físico de cerca de 3 metros entre alunos.
3.Caso haja passagem ao regime misto (com aulas presenciais e não presenciais) a Educação Física deve ter prioridade para ter aulas presenciais.
4.Deve-se evitar a partilha de material e, se vários alunos utilizarem o mesmo material, ele deve ser higienizado entre cada utilização por diferentes alunos.
5.Como nas outras disciplinas, devem ser identificadas as aprendizagens que carecem de recuperação e consolidação no início do ano escolar. Devem também ser identificados os alunos que têm mais dificuldades nas áreas trabalhadas de março a junho no E@D.
6.Os espaços de Educação Física devem ser adaptados em termos de equipamentos de forma a permitir o distanciamento físico.
7.É de aconselhar a colocação pelas escolas de marcas nos espaços para assegurar distanciamento, bem como, se possível, preconizar a circulação num único sentido.
8.Ventilação entre aulas, limpeza e manutenção adequadas dos espaços e equipamentos são fundamentais nesta fase.
9.Mantendo algum ecletismo de atividades (desejável), convém privilegiar as atividades que permitam respeitar as regras de segurança, desenvolvendo preferencialmente atividades individuais ou em grupos reduzidos.
10.Devem manter-se atividades nas três áreas preconizadas: Atividades Físicas, Aptidão Física e Conhecimentos.
11.As aprendizagens na área dos Conhecimentos podem ser desenvolvidas em trabalho autónomo ou online (eventualmente nos casos de ensino misto ou não presencial).
12.A organização dos materiais deve prever rotinas de manuseamento e higienização do conhecimento de quem as deve implementar (por exemplo, alunos e assistentes operacionais). Isto aplica-se a estruturas fixas, mas também a bolas, raquetas, volantes, objetos gímnicos, pegas de equipamentos, etc.
13.É obrigatório o uso da máscara para os alunos na entrada e saída das instalações, não no exercício físico. Os professores só podem tirar a máscara quando a atividade que o professor faça implique realização de exercício físico. Os assistentes operacionais usam sempre a máscara.
14.A competência motora dos alunos deve ser uma meta fundamental através da melhoria das habilidades motoras básicas.
15.O Desporto Escolar não para mas avança apenas em forma de treinos, garantindo o distanciamento físico de três metros entre alunos.

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