sábado, 31 de outubro de 2020

CRÓNICA DE MARINA GOMES A Literatura faz sentir


      “A Literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida.” (Fernando Pessoa)

É, mesmo. Mesmo mesmo.

Lamento todos os dias os humanos que dizem que não gostam de ler e fico incrédula com a hipocrisia de quem diz não gostar de ler e gostar de viajar… vai dar ao mesmo! Também podemos conhecer outras culturas.

Podemos escrever mais e melhor.

Podemos expandir o nosso vocabulário.

Podemos rir, sorrir, chorar.

Podemos tudo.

A Literatura tem o incrível poder de nos fazer sentir o que quer que seja. Como é possível ler um verso e sentir a dor do escritor? Como é possível rir-me tanto quando leio frases sarcásticas de um livro? Eu fico tão feliz só por ter a possibilidade de ler a “Tabacaria” de Fernando Pessoa. Gosto tanto de me sentar no parapeito da janela do meu quarto a ler um livro! Como é que há quem prefira estar no telemóvel a fazer rigorosamente nada? Encho-me de interrogações e não consigo encontrar nem uma resposta.

Acho que grande parte do problema da sociedade é a educação. Quando for mãe, o meu filho vai passar mais tempo com os olhos à frente de um livro do que de um computador.

E ele vai gostar.

Porque é impossível não gostar.

E vai sentir gratidão por simplesmente ler, apreciar arte. E mesmo que ignore a vida, vai ser feliz.

E isso é o que importa.

Oxalá que o álcool que se bebe por aí fizesse aparecer algum novo tipo de Fernando Pessoa.

Oxalá!

Marina Gomes, 11º F 


0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.