sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

INTERRUPÇÃO (1) E que tal aproveitar para ler OS MAIAS?

 

Para encher as horas destes 15 dias de interrupção, vamos deixar uma ideia por dia. Hoje, uma sugestão de leitura.

OS MAIAS é uma obra de difícil aceitação por uma boa parte dos alunos do 11º ano. E no entanto os alunos que se atrevem a avançar, marcando um certo ritmo e entrando no jogo narrativo, acabam por achar a obra fascinante.

Como esconder as dificuldades não resolve nada, deixamos aqui os resultados de um Inquérito que a Biblioteca Escolar Vergílio Ferreira, da ESAAG, fez em 2016 aos alunos do 11º ano (cerca de 180). Eis as principais conclusões:

1.Grande parte dos alunos (cerca de 60%) começa a ler OS MAIAS já muito perto do momento da lecionação na aula (menos de um mês antes), o que os prejudica relativamente aos que já têm a obra lida.

2.Os alunos leem OS MAIAS na maior parte em pequenos períodos de menos de uma hora, não avançando assim o suficiente para ganharem fôlego e balanço, integrando-se melhor no universo da narrativa. Só 26% utilizam períodos mais longos que uma hora.

3.Cerca de um quarto dos alunos (24%) desistiram de ler OS MAIAS após as primeiras páginas, optando depois por seguir os conteúdos nas aulas e por resumos ou séries / filmes. No entanto, mesmo aqueles que leram OS MAIAS integral ou numa boa parte acabaram por consultar resumos ou séries / filmes (89%).

4.Só 14% dos alunos leram a obra completa, 25% leram entre metade e o total, 53% menos de metade e 8% não leram nada. Faltou claramente persistência. Até porque, interrogados sobre se tinham gostado da obra OS MAIAS, a maior parte dos alunos acabou por gostar (73%).

5.A extensão (64%) e a linguagem complexa (41%) foram as razões mais dadas pelos alunos para não terem lido parte do livro OS MAIAS.

Estes 15 dias de interrupção são um bom pretexto para a leitura desta obra. Vai alternando períodos mais longos (2 horas, por exemplo) com períodos mais curtos, assegurando um ritmo de cerca de 50 páginas por dia pelo menos. Vamos a isso? É que daqui a algumas semanas começam os professores a trabalhar a matéria na aula. Vais ver também que é uma obra extraordinária na análise social e na intriga amorosa. Vale a pena. Isola-te, sem TV, sem telemóvel e concentra-te.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.