terça-feira, 26 de janeiro de 2021

PROJETO DE CIDADANIA NA ESAAG 3 turmas do 3º Ciclo ligam-se ao Movimento TRANSFORMERS



 





Escola de Superpoderes - Academia Gulbenkian do Conhecimento da Fundação Bento Menni (2020/junho 2021) …

 Novo Ano … Novo Projeto a arrancar!

 Trata-se de um Projeto da Fundação Bento Menni, desenvolvido em parceria com o Movimento Transformers e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. O nosso Agrupamento é parceiro, envolvendo as Turmas 7º D, 8º F e 9º E, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Parabéns pela parceria e boa sorte a todos!

 

E então? Falemos do Projeto …

Não só em Portugal, mas um pouco por todo o mundo, as taxas de envolvimento cívico e social por parte da sociedade civil têm-se mantido em níveis ameaçadoramente baixos. Se se tomar como referência a taxa de voluntariado, medida de forma uniforme para todos os países segundo o World Giving Index da Charities Aid Foundation não só se verifica que a taxa de voluntariado em Portugal em 2017 se situava nos 26% como existem apenas 13 países no mundo (dos 130 analisados) com uma taxa superior a 40%. A inexistência de uma sociedade cívica e socialmente implicada tem implicações preocupantes. Em primeiro lugar, porque leva ao isolamento social, que é considerado um dos maiores fatores de risco e de perigo em matéria de desenvolvimento e qualidade de vida. Em segundo lugar, porque os problemas que hoje a sociedade civil enfrenta não podem ser resolvidos à margem da sociedade civil. É preciso uma abordagem holística onde cada indivíduo se reconhece na responsabilidade e capacidade de fazer a diferença. A falta de envolvimento cívico e social revela-se também no abandono escolar das crianças e jovens. O absentismo e abandono escolar são a segunda maior ameaça a menores do nosso país (Movimento Transformers).

Este Projeto pretende responder a vários desafios sentidos na atualidade: dificuldade no desenvolvimento de competências sociais e emocionais dos jovens, baixo nível de participação ao nível da comunidade e existência de uma sociedade que estigmatiza a doença mental. Pretendemos desenvolver a criatividade, pensamento crítico, resiliência e a comunicação de 100 jovens (13-18 anos) de Sintra e Guarda, capacitando-os para serem agentes de mudança na comunidade, através de diferentes talentos que aprendem.

Uma Escola de Superpoderes é um espaço onde grupos de aprendizes aprendem diferentes talentos com mentores voluntários, sendo que através das diversas atividades desenvolvem competências sociais para transformarem a sua comunidade. Estas Escolas podem funcionar em qualquer lado: numa escola, em organizações, num lar de acolhimento, num hospital, num bairro social ou até mesmo numa prisão. Cada Escola de Superpoderes têm dois ingredientes fundamentais: Mentores e Aprendizes. Iremos também promover a literacia em saúde mental de forma a diminuir o estigma da doença mental. Pretendemos assim identificar os talentos de cada um e colocá-los ao serviço da comunidade através do Payback - devolver à comunidade tudo aquilo que se aprendeu, minimizando ou resolvendo um problema identificado ao longo do tempo.

Esta Academia Gulbenkian do conhecimento recorre à metodologia de referência Escola de Superpoderes, pretendendo ter um impacto a longo prazo nos participantes, incluindo mentores, para uma maior participação social e construção de uma sociedade mais inclusiva. O projeto será alvo de uma avaliação de impacto, que nos permitirá avaliar os efeitos da intervenção e os pressupostos de mudança inerentes à mesma.

 

Sobre a Fundação…

A FUNDAÇÃO BENTO MENNI foi constituída por iniciativa da Província Portuguesa da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. A fundação atua no âmbito nacional e internacional e pretende promover a justiça social através do desenvolvimento de projetos e atividades inovadoras no âmbito da cooperação e desenvolvimento, promoção da saúde mental e inclusão social de pessoas em situação de fragilidade social. Tem como visão alcançar uma sociedade promotora de saúde e bem-estar onde todos alcancem a igualdade de oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento de indivíduos e consequentemente sociedades mais saudáveis, inclusivas e promotoras de saúde mental. A Fundação atua sobretudo na área da Cooperação e Desenvolvimento e na área da promoção da literacia e prevenção primária em saúde mental.

 

E o AEAAG?

Para nós é mais um Projeto desafiante! Os Professores, de Cidadania e Desenvolvimento, Arlete Conde (7º D), Patrícia Gouveia (8º F) e José Carlos Lopes (9º E) e os seus alunos, vão abraçar este Projeto e desenvolvê-lo com a garra que os caracteriza!

O Projeto foi apresentado na Sede do Agrupamento nesta 2ª e 4ª feiras, correu tudo bem. As Turmas já escolheram os temas que vão desenvolver e em breve conhecerão os seus mentores.

Vamos adorar!

Alina Louro (Professora)

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