O Plano de Ensino à Distância do AEAAG foi aprovado no dia 8 de fevereiro pelo Conselho Geral, depois de elaborado pelo Conselho Pedagógico. Aqui fica o seu conteúdo através da fórmula Perguntas + Respostas.
Qual
o ponto de partida para este Plano E@D?
A
Meta é garantir que todos os alunos prossigam a sua aprendizagem de acordo com
os normativos em vigor (Perfil dos Alunos, Escola Inclusiva, Direito a
condições técnicas equitativas). Para esta Meta é fundamental garantir uma boa
comunicação, um bom acompanhamento dos alunos, um bom acompanhamento das
famílias, o desenvolvimento de interações sociais nas atividades criadas, a promoção do papel ativo dos alunos, a articulação entre pares e a criação de boas
condições ao nível tecnológico.
Quem
entra nesta máquina complicada?
Todos
têm um papel fundamental, desde a Direção a planear, dar orientações e
monitorizar, às lideranças intermédias (coordenadores de DT e departamento),
aos DT, aos professores, alunos e pais. (ver
quadro abaixo).
O
que está disponível aos agentes educativos em matéria de tecnologias?
Devem ser utilizadas as
plataformas online Moodle e G Suite, nomeadamente através do Google Classroom e
ferramentas associadas. As outras plataformas só funcionando através do
Classroom. O email deve apenas ser utilizado em casos excecionais. O Google
Classroom garante à partida facilidade de comunicação e privacidade.
Que
conselhos são referidos para as aulas síncronas?
Para
além das normas constantes do quadro abaixo, é proibido gravar as aulas ou
reuniões. Partilhar pastas disponibilizadas na Drive não deve ser feito com
pessoas não autorizadas.
Que
repartição deve ser feita dos tempos letivos entre sessões síncronas e
assíncronas?
O
Plano prevê que de 8 a 19 de fevereiro no pré-escolar se façam 1 a 2 sessões síncronas por semana, no 1º ciclo 20% das sessões e nos restantes ciclos 50%. A partir de
22 de fevereiro, o 1º ciclo e pré-escolar mantêm o sistema, enquanto no 2º e 3º
ciclos as as sessões síncronas devem ser entre 30% e 50% do total
de tempos letivos. No Ensino Secundário, deve oscilar entre 30% e 70% das
sessões.
Quem
coordena as atividades do Plano E@D em cada Turma?
É
o Diretor de Turma, que assegura a coordenação com os outros professores e
envia aos alunos todas as informações importantes, nomeadamente horários e
normas, assegurando resposta às dificuldades em espírito de disponibilidade e
equidade.
Que
preocupações deve ter o professor na preparação das atividades das aulas?
Na
planificação deve ser claro e simples, equilibrar tarefas mais exigentes e mais
lúdicas, prever metodologias diversificadas, promover a autonomia do aluno, dar
feedback aos alunos.
Durante
a aula síncrona, deve lecionar os conteúdos, demonstrar com exercícios práticos,
levar alunos a apresentar trabalhos / projetos, esclarecer dúvidas, realizar
tarefas de avaliação diversas (orais ou escritas), dar feedback aos alunos.
No trabalho assíncrono, cada professor deve planificar essas sessões com a definição clara das tarefas, aliar investigação e leitura com trabalho mais prático, dar tempo razoável para execução das tarefas, explorar a interdisciplinaridade, dar feedback aos alunos com comentários e eventualmente classificação.
O
Estudo em Casa continua disponível?
Sim,
o programa televisivo da RTP com conteúdos das aulas continua disponível na RTP Memória e RTP Play: na
TDT na posição 7; no MEO na posição 100; na NOS na posição 19; na Vodafone na
posição 18 e na Nowo na posição 13. Há também para Android uma app com acesso a todos os
conteúdos do #Estudo em Casa.
O
Plano prevê indicações mais precisas para cada ciclo?
Sim,
de modo especial para o 1º ciclo, em que é mais premente o acompanhamento dos
pais e em que a carga de sessões síncronas é menor. Ver abaixo link para o Plano.
O
que se prevê em termos de avaliação?
O
documento do Plano E@D prevê a preponderância da avaliação formativa mas também
sugere muitos recursos para avaliação sumativa. Elencam-se assim formas de
avaliação com alguns dias de intervalo para a entrega mas também sessões de
avaliação síncrona com teste no Google Forms, Quizizz, Kahoot, etc. Do mesmo
modo portefólios e projetos de pesquisa podem ser desenvolvidos através de
ferramentas como os wikis ou os padlets.
Os
alunos são obrigados a assistir a todas as sessões síncronas?
Sim,
sempre que as condições técnicas estejam disponíveis aos alunos, estes têm
presença obrigatória. Em casos excecionais, o encarregado de educação deve
comunicar ao DT as dificuldades técnicas que está a encontrar. Se por via disto
o aluno não puder assistir a alguma sessão síncrona, a falta será retirada mais
tarde caso o aluno realize as tarefas indicadas pelo professor para essa aula.
Nas
sessões assíncronas não haverá marcação de faltas e as tarefas propostas
relevam para a avaliação do aluno. Se um aluno reiteradamente não participar
nas sessões síncronas e/ou não cumprir as tarefas propostas, poderá ter de
transitar para o ensino presencial após análise da situação pelo Conselho de
Turma.
Quem
faz a monitorização e avaliação do Plano E@D?
Esta
avaliação e monitorização é feita pela Equipa de Autoavaliação do AEAAG. A
partir de um conjunto de indicadores de qualidade, avaliar-se-á a eficácia do
Plano através de vários instrumentos, nomeadamente consultas a Pais, Alunos e
Docentes através de formulários.
Há
outros documentos a ter em conta neste Plano E@D?
O
Plano E@D do Agrupamento inclui ainda:
-links
para Documentos de apoio à avaliação dos alunos neste tipo de ensino não presencial;
-links
para Documentos orientadores para o uso das tecnologias no ensino à distância;
-o
Plano da EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva):
-o
Plano E@D das Bibliotecas Escolares;
-o Plano E@D dos Serviços de Psicologia e Orientação.
Plano completo na página do Agrupamento.
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