quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

PLANO ENSINO À DISTÂNCIA DO AEAAG Eis as linhas principais do Plano aprovado a 8 de fevereiro

 

O Plano de Ensino à Distância do AEAAG foi aprovado no dia 8 de fevereiro pelo Conselho Geral, depois de elaborado pelo Conselho Pedagógico. Aqui fica o seu conteúdo através da fórmula Perguntas + Respostas.

Qual o ponto de partida para este Plano E@D?

A Meta é garantir que todos os alunos prossigam a sua aprendizagem de acordo com os normativos em vigor (Perfil dos Alunos, Escola Inclusiva, Direito a condições técnicas equitativas). Para esta Meta é fundamental garantir uma boa comunicação, um bom acompanhamento dos alunos, um bom acompanhamento das famílias, o desenvolvimento de interações sociais nas atividades criadas, a promoção do papel ativo dos alunos, a articulação entre pares e a criação de boas condições ao nível tecnológico.

Quem entra nesta máquina complicada?

Todos têm um papel fundamental, desde a Direção a planear, dar orientações e monitorizar, às lideranças intermédias (coordenadores de DT e departamento), aos DT, aos professores, alunos e pais.  (ver quadro abaixo).

O que está disponível aos agentes educativos em matéria de tecnologias?

Devem ser utilizadas as plataformas online Moodle e G Suite, nomeadamente através do Google Classroom e ferramentas associadas. As outras plataformas só funcionando através do Classroom. O email deve apenas ser utilizado em casos excecionais. O Google Classroom garante à partida facilidade de comunicação e privacidade.

Que conselhos são referidos para as aulas síncronas?

Para além das normas constantes do quadro abaixo, é proibido gravar as aulas ou reuniões. Partilhar pastas disponibilizadas na Drive não deve ser feito com pessoas não autorizadas.


Que repartição deve ser feita dos tempos letivos entre sessões síncronas e assíncronas?

O Plano prevê que de 8 a 19 de fevereiro no pré-escolar se façam 1 a 2 sessões síncronas por semana, no 1º ciclo 20% das sessões e nos restantes ciclos 50%. A partir de 22 de fevereiro, o 1º ciclo e pré-escolar mantêm o sistema, enquanto no 2º e 3º ciclos as as sessões síncronas devem ser entre 30% e 50% do total de tempos letivos. No Ensino Secundário, deve oscilar entre 30% e 70% das sessões.

Quem coordena as atividades do Plano E@D em cada Turma?

É o Diretor de Turma, que assegura a coordenação com os outros professores e envia aos alunos todas as informações importantes, nomeadamente horários e normas, assegurando resposta às dificuldades em espírito de disponibilidade e equidade.

Que preocupações deve ter o professor na preparação das atividades das aulas?

Na planificação deve ser claro e simples, equilibrar tarefas mais exigentes e mais lúdicas, prever metodologias diversificadas, promover a autonomia do aluno, dar feedback aos alunos.

Durante a aula síncrona, deve lecionar os conteúdos, demonstrar com exercícios práticos, levar alunos a apresentar trabalhos / projetos, esclarecer dúvidas, realizar tarefas de avaliação diversas (orais ou escritas), dar feedback aos alunos.

No trabalho assíncrono, cada professor deve planificar essas sessões com a definição clara das tarefas, aliar investigação e leitura com trabalho mais prático, dar tempo razoável para execução das tarefas, explorar a interdisciplinaridade, dar feedback aos alunos com comentários e eventualmente classificação.

O Estudo em Casa continua disponível?

Sim, o programa televisivo da RTP com conteúdos das aulas continua disponível na RTP Memória e RTP Play: na TDT na posição 7; no MEO na posição 100; na NOS na posição 19; na Vodafone na posição 18 e na Nowo na posição 13. Há também para Android uma app com acesso a todos os conteúdos do #Estudo em Casa.

O Plano prevê indicações mais precisas para cada ciclo?

Sim, de modo especial para o 1º ciclo, em que é mais premente o acompanhamento dos pais e em que a carga de sessões síncronas é menor. Ver abaixo link para o Plano.

O que se prevê em termos de avaliação?

O documento do Plano E@D prevê a preponderância da avaliação formativa mas também sugere muitos recursos para avaliação sumativa. Elencam-se assim formas de avaliação com alguns dias de intervalo para a entrega mas também sessões de avaliação síncrona com teste no Google Forms, Quizizz, Kahoot, etc. Do mesmo modo portefólios e projetos de pesquisa podem ser desenvolvidos através de ferramentas como os wikis ou os padlets.

Os alunos são obrigados a assistir a todas as sessões síncronas?

Sim, sempre que as condições técnicas estejam disponíveis aos alunos, estes têm presença obrigatória. Em casos excecionais, o encarregado de educação deve comunicar ao DT as dificuldades técnicas que está a encontrar. Se por via disto o aluno não puder assistir a alguma sessão síncrona, a falta será retirada mais tarde caso o aluno realize as tarefas indicadas pelo professor para essa aula.

Nas sessões assíncronas não haverá marcação de faltas e as tarefas propostas relevam para a avaliação do aluno. Se um aluno reiteradamente não participar nas sessões síncronas e/ou não cumprir as tarefas propostas, poderá ter de transitar para o ensino presencial após análise da situação pelo Conselho de Turma.


Quem faz a monitorização e avaliação do Plano E@D?

Esta avaliação e monitorização é feita pela Equipa de Autoavaliação do AEAAG. A partir de um conjunto de indicadores de qualidade, avaliar-se-á a eficácia do Plano através de vários instrumentos, nomeadamente consultas a Pais, Alunos e Docentes através de formulários.

Há outros documentos a ter em conta neste Plano E@D?

O Plano E@D do Agrupamento inclui ainda:

-links para Documentos de apoio à avaliação dos alunos neste tipo de ensino não presencial;

-links para Documentos orientadores para o uso das tecnologias no ensino à distância;

-o Plano da EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva):

-o Plano E@D das Bibliotecas Escolares;

-o Plano E@D dos Serviços de Psicologia e Orientação.

Plano completo na página do Agrupamento.

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