segunda-feira, 22 de março de 2021

PARLAMENTO DOS JOVENS AMANHÃ, DIA 23, EM SESSÃO DISTRITAL 3 jovens da ESAAG com três medidas contra a violência doméstica e no namoro

 
Carolina Realinho Pires, Pedro Gil e Joana Ramos,
os representantes da ESAAG na Sessão Distrital


Tem lugar amanhã, 23 de março, a partir das 9h30, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens 2020/21. No distrito da Guarda concorrem 13 escolas, incluindo a Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Este ano a sessão decorre via Zoom e o tema é "Violência doméstica e no namoro".

Os nossos representantes serão a Joana Ramos, o Pedro Gil e a Carolina Realinho Pires, todos do 12º ano. Estará presente a abrir os trabalhos o deputado eleito pelo distrito Santinho Pacheco. Depois da intervenção de Santinho Pacheco, a Agenda de Trabalhos será a seguinte:

a) Perguntas ao Deputado da Assembleia da República;

b) Debate e aprovação do Projeto de Recomendação do círculo eleitoral;

c) Eleição dos deputados e do Porta-Voz;

d) Votação de um tema a propor à Assembleia da República para debate na edição seguinte do Parlamento dos Jovens.

O projeto de Recomendação que os nossos deputados levarão à apreciação e aprovação prevê as seguintes medidas:

 

Escola

Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Guarda

Exposição de motivos

A violência doméstica e no namoro é um fenómeno cada vez mais comum e que atinge todas as classes sociais, evidenciando as desigualdades de poderes nas relações interpessoais. O combate à violência doméstica (e no namoro) é uma responsabilidade de toda a sociedade, uma vez que constitui uma violação grave dos direitos humanos e é um crime previsto na lei portuguesa. As medidas que se seguem pretendem ser uma forma de combater este flagelo social. Assim, a primeira medida incide na educação desde os primeiros anos de escolaridade; a segunda visa a reabilitação dos agressores; a terceira propõe o estabelecimento de um elo de apoio entre as vítimas e as autoridades judiciais.

Medida proposta 1.:

Alargamento da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ao primeiro ciclo do ensino básico, na qual será “treinada” a “inteligência Emocional/Afetos”. Continuação desta abordagem nos segundo e terceiro ciclos, na mesma disciplina, paralelamente com outros temas atuais e pertinentes. No ensino secundário, proceder ao aprofundamento do tema acima referido e introduzir aulas de defesa pessoal no currículo da disciplina de Educação Física.

Medida proposta 2.:

Criação de uma comunidade de “Agressores Anónimos” para qualquer agressor referenciado ou para aquele que reconheça ser um perigo para os outros, sem qualquer ligação a instituições/organizações políticas, onde possam partilhar as suas experiências e problemas por forma a modificar e a reajustar os seus comportamentos.

Medida proposta 3.:

Prolongamento do Gabinete de Apoio à Vítima através da atribuição de um cargo concursal a um elemento da Junta de Freguesia, aberto às vítimas ou a toda e qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma ocorrência. Este cargo estabelece a ponte entre as vítimas e as autoridades competentes. Alargamento deste procedimento às escolas através de uma equipa de apoio à vítima, constituída por alunos e com a orientação do psicólogo escolar.

         Para ver as restantes medidas das outras escolas, vai ao site do Parlamento dos Jovens. Para saber como decorre a sessão distrital, vê este vídeo

       Joana, Carolina e Pedro, bom trabalho e boa sorte para amanhã.

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.